Muralha de São Domingos, Elvas

Os trabalhos realizados no âmbito do Projeto de Reabilitação do Troço de Muralha existente na Avenida de São Domingos foram solicitados à ERA-Arqueologia pela Câmara Municipal de Elvas e decorreram entre os dias 14 de maio e 7 de setembro de 2018. O elemento construtivo a intervir encontra-se integrado na ZEP do Conjunto das Muralhas de Elvas, classificado como Monumento Nacional.

Os labores associados ao projeto mencionado englobaram a escavação de uma vala ao longo da face interior do paramento norte da estrutura, com perto de 33 metros de comprimento, até uma profundidade de 3,2 metros. Todos os trabalhos associados a este processo foram alvo de acompanhamento arqueológico.

No decorrer desta operação foram identificados os restos de um caneiro em pedra, contemporâneo da muralha e integrado na mesma, parcialmente destruído. Quanto aos depósitos, estes foram identificados como parte do miolo interior da muralha, parcialmente contaminado com detritos contemporâneos nas suas camadas superficiais.

Uma vez que a estrutura de escoamento de águas foi integrada no projeto proposto, foi possível concluir que os trabalhos aqui descritos não afetaram a património arqueológico preservado. Face ao exposto, consideraram-se cumpridos todos os pressupostos definidos quando da elaboração do Plano de Trabalhos Arqueológicos.