Quinta da Penha Longa (Aldeamento A), Sintra

Enquadradas no projeto “Unidade de Alojamento (Moradia Unifamiliar Isolada), de Tipologia T5, com piscina e garagem, a edificar na Área de Influência nº 07 do Aldeamento Turístico A, parte integrante do Conjunto Turístico da Quinta da Penha Longa (…)”, estas ações arqueológicas decorreram entre os dias 16 e 18 de Abril de 2019. 

Os trabalhos procuraram dar resposta a uma condicionante da DGPC, que, em sede de apreciação do projeto, dado o seu grande impacte ao nível do subsolo, preconizou a realização de sondagens de diagnóstico arqueológico, com vista a determinar o real impacte patrimonial da intervenção. Realizaram-se 3 sondagens arqueológicas de diagnóstico de 10mx2m, num total de 60m2, com vista a aferir o potencial arqueológico do local.

As sondagens foram implantadas de acordo com as zonas de maior afetação do projeto, nomeadamente as sapatas para fundações do edifício, a zona da futura piscina e a construção da cave. Foram intervencionadas até à identificação do substrato geológico e/ou nível estéril de saibro, de origem natural, que se encontravam entre 1.20/1.40 m e os 2 m de profundidade, respetivamente.

No decorrer destes trabalhos não foram registados contextos arqueológicos preservados.  

 

Cofinanciado por: