Rua do Cais de Gaia 226/Rua de Pereira da Costa, 31, V. Nova de Gaia

Os trabalhos arqueológicos realizados em fase prévia à empreitada de requalificação e adaptação de um edifício de cariz industrial em habitação multifamiliar situado na Rua do Cais de Gaia e Rua de Pereira da Costa, em Vila Nova de Gaia, decorreram entre os 28 e 11 de fevereiro de 2020. A intervenção permitiu colocar a descoberto várias estruturas relacionadas com as anteriores ocupações contemporâneas e funcionais do edifício.

Das estruturas encontradas destacam-se: dois pisos em saibro que aparentam abarcar todo o edifício, já que foram identificados nas 4 sondagens realizadas; um balseiro, colocado a descoberto parcialmente na sondagem; uma estrutura constituída por pedras de pequena dimensão e argamassa de saibro (provavelmente de circulação), necessitando este contexto de uma melhor caracterização cronológica e funcional.

Refira-se ainda a presença de um muro em granito, com aparelho de grande e média dimensão, muito irregular. Dada a proximidade (a escassos metros), a orientação e as características apresentadas (aparelho muito irregular e simplicidade construtiva) consideramos que a estrutura em questão corresponde ao muro interpretado como de socalco (ou de sustentação) identificado numa sondagem do projeto “The Rebello Hotel” (a decorrer no edifício contíguo sobre a responsabilidade da ERA-Arqueologia). Todavia, apesar de apresentar uma cronologia contemporânea, esta estrutura será anterior do ponto de vista cronológico à construção do armazém objeto de intervenção arqueológica.

Tendo como base a reunião com a tutela realizada no Cais de Gaia no dia 18 de fevereiro de 2020, propos-se o acompanhamento arqueológico, em fase de obra, de todas as escavações e remoções de terras que venham a ocorrer no local (no qual se poderá dar seguimento ao registo das restantes estruturas identificadas e já caracterizadas no decorrer desta intervenção), bem como o acompanhamento arqueológico das demolições/ picagens de paramentos e respetivo registo do edificado.

Cofinanciado por: