Rua Costa do Castelo, n.º 58, Lisboa

Os trabalhos de sondagens e acompanhamento arqueológico enquadrados no empreendimento na Rua Costa do Castelo, n.º 58, em Lisboa, decorreram entre os dias 25 e 28 de Julho de 2016 (sondagens) e 15 de Junho de 2015 e 11 de Abril de 2017 (acompanhamento). O imóvel em questão encontra-se inserido na Zona Especial de Proteção do Castelo de São Jorge e Muralhas de Lisboa.

No decurso das sondagens de diagnóstico foi registada a presença de níveis de aterro e entulho contemporâneo e o substrato geológico, tendo sido proposto como medida de minimização o acompanhamento arqueológico da obra.

No âmbito dos trabalhos de acompanhamento não se observaram elementos estruturais de carácter arqueológico, mas materiais de superfície de cronologia recente (moderna e contemporânea), provenientes de escorrências dado o acentuado declive do terreno (c. de 25m). Quanto ao acompanhamento de demolição de estruturas aí remanescentes, pode adiantar-se que se tratavam de edifícios devolutos de época contemporânea.