Herdade da Samarra, Viana do Alentejo, Évora

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de reconversão agrícola definido para a Herdade da Samarra, em Viana do Alentejo, decorreram em janeiro de 2021. 

A intervenção consistiu numa primeira fase de pesquisa e elaboração de base de dados, seguida de prospeção. Foi prospectada a totalidade da área a explorar, tendo sido relocalizados 4 sítios e identificados 2 novos sítios.

Genericamente, a parcela estudada encontra-se numa área de depressão, existindo apenas algum relevo a sul. Apesar de existirem vários vestígios que demonstram a ocupação do espaço em época moderna/contemporânea, são escassos os vestígios de épocas mais recuadas. 

Todos os sítios foram sinalizados no terreno, tendo sido delimitadas as áreas de reserva e áreas onde se propõe que não passem valas do sistema de rega a implantar. Neste âmbito propõe-se também a manutenção das estruturas de arquitetura popular mais significativas de forma a preservar a memória do espaço.

 

Cofinanciado por: