Calçada do Cascão, 29-31, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento «Obras de alteração de edifício na Calçada do Cascão, 29-31, Lisboa» decorreram entre os dias 7/12/20 e 7/1/21.
Os trabalhos corresponderam inicialmente à escavação de 2 sondagens de diagnóstico arqueológico nas áreas onde se previa maior afetação do subsolo, nomeadamente a área da casa de banho e a caixa de ligação à rede pública. Permitiram verificar que até à cota de afetação apenas a sondagem 1 mostra estruturas pré-existentes, sendo que a sondagem 2 não apresenta estruturas ou elementos arqueológicos preservados.
No caso da sondagem 1, foi identificado um piso de calçada em seixo, a 0.40m de profundidade face à atual cota. Esta calçada corresponderá a um nível de circulação do presente edifício o qual datará do XVIII tardio ou dos inícios do século XX, sendo que terá sido desativada num momento mais recente e substituída pelo atual soalho de madeira.
Decorrentes destes resultados, os trabalhos de afetação do subsolo foram condicionados a acompanhamento arqueológico. O acompanhamento incidiu sobre os depósitos de aterro já identificados nas sondagens prévias e, na zona nordeste do edifício, foi necessário desmontar parte da calçada identificada na sondagem 1 para se atingir a cota de afetação.
Com o término dos trabalhos que implicassem afetação do subsolo, o acompanhamento arqueológico foi dado como concluído.