Quinta de Valbom, Évora
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de reconversão agrícola definido para a Quinta de Valbom, Évora, decorreram no dia 25 de fevereiro de 2021. Consistiram numa primeira fase de pesquisa e elaboração de base de dados, seguida de prospeção arqueológica.
Foi prospectada a totalidade da área a explorar não tendo sido identificados vestígios e/ou contextos arqueológicos. Também não foram identificadas zonas com potencial arqueológico, uma vez que em termos geomorfológicos a parcela desenvolve-se numa zona de drenagens de água.
Os elementos de arquitetura popular e industrial identificados serão mantidos e incorporados no projeto, como está bem patente na zona onde já existe vinha. Este tipo de ações contribuem para a manutenção não só do parcelamento antigo da área, mas também para a não descaracterização da paisagem.
Relativamente à paisagem, e tendo em conta os dados existentes considera-se que a relação com o espaço em que se inserem será preservado. Tendo em conta os aspetos mencionados, não foram propostas medidas de minimização adicionais.