Casa-Museu Bissaya Barreto, Coimbra

Realizados em 2019, estes trabalhos consistiram num projeto de conservação e restauro para a recuperação de um conjunto de caixilharias de madeira localizadas nos alçados exteriores da Casa-Museu Bissaya Barreto, em Coimbra.

As caixilharias fazem parte da identidade da própria casa, da sua vivência e da interpretação da própria arquitetura. Têm função de proteção, mas são por si só um magnífico exemplar da arquitetura de um determinado período histórico e de um gosto pessoal do Dr. Bissaya Barreto. Tudo isto justifica especial cuidado na manutenção e preservação destes elementos.

A análise apresentada neste projeto realizou-se com base numa descrição dos elementos a intervencionar e das principais patologias detetadas, bem como no tratamento mais adequado e nos materiais a aplicar nos diferentes procedimentos previstos. O projeto incidiu essencialmente na descrição do estado de conservação, no diagnóstico de patologias e nos pressupostos da intervenção de conservação e restauro.

A apresentação da proposta de intervenção foi antecedida de uma avaliação pormenorizada do estado de conservação, identificando as patologias das mesmas. Quando possível, identificaram-se as causas de degradação, de forma a corrigi-las na origem e eventualmente sugerir formas de atuação menos intrusivas.

Cofinanciado por: