Calçada do Grilo, 14, Beato, Lisboa

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento de urbanização do espaço livre de construções localizado ao norte do Número 14 da Calçada do Grilo decorreram entre os dias 11 e 16 de setembro de 2019.

A escavação de quatro sondagens arqueológicas permitiu identificar, maioritariamente, uma estratigrafia natural, onde ocorrem materiais arqueológicos, dada a antropização resultante de práticas agrícolas, datados entre o séc. XVIII e XX. Na sondagem 2 (junto à igreja), foram identificados níveis de aterros, datados de Época Moderna, e na sondagem 4, duas possíveis estruturas negativas. 

Assim, por um lado, os depósitos identificados nas sondagens correspondem a depósitos naturais com presença de materiais arqueológicos. Por outro lado, as estruturas arquitectónicas observadas à superfície, parcialmente conservadas, surgem no Levantamento Topográfico de 1856-1858. 

Tendo em conta as evidências detetadas, propusemos como medida de minimização o acompanhamento arqueológico de todas as ações que implicassem afetações do subsolo.

Cofinanciado por: