Antigo Convento de São Domingos, Lisboa
A intervenção de conservação e restauro dos elementos patrimoniais integrados no antigo Convento de São Domingos, localizado no Largo de São Domingos, com a fachada principal de acesso pela Rua Dom Antão de Almada e a lateral pela Travessa Nova de São Domingos, Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, decorreu em 2021.
O principal objetivo foi estabilizar, preservar e promover a salvaguarda do património integrado neste edifício, classificado como Monumento Nacional. Esta intervenção decorreu conforme o que se propôs na fase inicial, seguindo os princípios éticos preconizados, bem como o respeito às pré-existências.
As medidas de intervenção resultaram do estudo detalhado de conservação e restauro do património integrado no edifício histórico pombalino e conventual, realizado por meio de levantamento fotográfico do estado de conservação, registos gráficos e diagnóstico pormenorizado. Neste incluem-se as cantarias em vão existentes, nomeadamente vãos de sacada, peitoril e vãos de porta, cunhais, capitéis, pedras de varandas, arcos, colunas, pilares, pilares encastrados, socos exteriores, poço, pedras tumulares e revestimento azulejar.
A metodologia aplicada teve por base o princípio da intervenção mínima de modo a promover a salvaguarda dos elementos intervencionados, mantendo-se os elementos originais, evitando ao máximo a sua substituição e compatibilizando-se com os novos materiais introduzidos que deverão ser quimicamente semelhantes aos originais e reversíveis.
O objetivo foi integralmente alcançado, uma vez que todos os elementos foram alvo de um conjunto de operações que travou o processo de decaimento em que se encontravam. Na perspetiva da conservação e restauro, foi significativamente benéfica a realização desta intervenção, já que permitiu colmatar algumas das anomalias e patologias existentes, assegurar a sua preservação para o futuro e devolver parte do seu valor estético, promovendo e valorizando este património.