Rua de São João Novo, nº 48 – 50A, Porto
Os trabalhos arqueológicos realizados pela ERA/Omnikos no âmbito do projeto de alteração de um edifício multifamiliar sito na Rua de São João Novo, n.º 48 a 50 A, no Porto, decorreram em duas fases distintas. A primeira fase -- execução de sondagens de diagnóstico, ainda em fase prévia à obra -- decorreu entre os dias 16 e 18 de março de 2022 e a segunda -- acompanhamento de todos os trabalhos referentes à movimentação de terras -- de 23 de outubro a 03 de novembro de 2023.
A área de intervenção é constituída por dois lotes que integram um edifício habitacional localizado em frente ao Tribunal Criminal de São João Novo, numa área sensível do ponto de vista arqueológico, estando abrangida pelas servidões administrativas do Centro Histórico do Porto. Da execução dos trabalhos arqueológicos resultou um conjunto de estruturas relacionadas com a ocupação anterior do edifício.
No lote 50 foram identificados o nível de circulação, construído com lajes de granito de grande dimensão, uma estrutura negativa, que corresponderá a uma “saibreira” resultante da extração de inertes utilizados na construção do edificado, e um troço de parede de uma construção anterior. No lote 48 foi também identificado um pavimento lajeado, situado junto à parede interior do edifício.
Em ambos os lotes foram ainda registadas várias canalizações em grés que constituíam a rede de esgotos das várias frações e das águas pluviais provenientes do saguão localizado a norte. Observando todo o edificado, percebe-se que este não sofreu grandes alterações durante o século XX, conservando as mesmas características que constam da Carta Topográfica do Porto de 1892.