Páteo do Bairro Alto, Lisboa

Adjudicada pela VHM, a ERA realizou uma sondagem arqueológica na área de afectação da construção do Empreendimento Páteo do Bairro Alto, localizado no quarteirão delimitado pela Rua da Rosa, Rua do Trombeta, Travessa dos Fiéis de Deus e Travessa das Mercês, freguesia da Encarnação, Lisboa.

Efectuada Janeiro e Março de 2001, esta intervenção decorreu da detecção de vestígios arqueológicos durante as acções de acompanhamento arqueológico de remoções de terras no âmbito da construção do empreendimento. Teve por objectivo a escavação do Poço localizado no sector sudeste da área de afectação da obra durante este acompanhamento.

Poço do Páteo do Bairro Alto.

Pretendeu-se também proceder a um balanço das medidas de minimização e avaliação do impacte arqueológico no Empreendimento do Páteo do Bairro Alto quanto ao Poço e contextos arqueológicos associados.

No caso da estrutura do Poço, foi decidida a sua desmontagem por a sua conservação não se coadunar com o projecto e avanço da obra do novo imóvel. Visou-se, deste modo, a identificação e avaliação de eventuais vestígios arqueológicos relevantes que contribuíssem para o estudo da génese e evolução urbana do espaço do actual Bairro Alto.

Cofinanciado por: