Muralha Norte do Castelo de Avis

As duas sondagens arqueológicas realizadas pela ERA-Arqueologia Lda. junto à face interna da Muralha Norte do Castelo de Avis, no logradouro do n.º 2 do Largo Dr. Sérgio Castro, decorreram entre os dias 21 e 30 de Maio e 11 e 16 de Julho de 2001.

O objectivo fundamental consistiu na aplicação de uma medida de minimização do impacte negativo sobre o património arqueológico das movimentações de terras efectuadas no âmbito da reparação do sistema de drenagem junto à Muralha Norte do Castelo, não só no que concerne à afectação das realidades físicas jazentes, mas também no que respeita ao conhecimento dos fenómenos ocupacionais associados àquele local.

Para além dos trabalhos de sondagem arqueológica, a ERA procedeu à elaboração de uma breve pesquisa histórica a propósito da Vila de Avis, no sentido de permitir uma abordagem interdisciplinar resultante do cruzamento de informações de carácter arqueológico com o acervo de dados recolhidos no âmbito da pesquisa bibliográfica e documental.

Uma vez que através das escavações realizadas não foi possível conhecer toda a diacronia de ocupação do espaço, o faseamento estabelecido teve que ser entendido como parcelar e exclusivamente inerente aos níveis escavados. Por sua vez, a análise dos materiais cerâmicos recolhidos porcelanas, faianças e produções regionais de cerâmica comum – possibilitou a aproximação cronológica das várias ocupações registadas durante a intervenção arqueológica neste sítio.

Faianças.

Cofinanciado por: