Rua 1º de Dezembro, Seixal

A 2ª fase do estudo de materiais arqueológicos recolhidos durante a escavação do nº2 da Rua 1º de Dezembro, no Seixal, corresponde ao estudo dos artefactos metálicos, e foi realizada entre os dias 22 de Abril e 29 de Maio de 2003, perfazendo 26 dias úteis de trabalho, nas instalações do EcoMuseu do Seixal.

Desta fase constavam as seguintes etapas: divisão empírica dos artefactos em vários tipos e ligas metálicas; estudo tipológico das várias categorias de artefactos metálicos; estudo comparativo dos tipos definidos; desenho e tintagem de exemplares considerados representativos do conjunto; tratamento quantitativo do conjunto; e, por fim, elaboração do relatório de progresso.

Desenho de um exemplar.

Os artefactos metálicos estudados encontravam-se em mau estado de conservação, não tendo sido sujeitos a um tratamento prévio, o que condicionou a sua interpretação. Por este motivo, não se excluiu a hipótese de alguns quadros apresentados poderem vir a sofrer alterações, caso os materiais viessem a ser tratados. Esta ressalva aplicou-se sobretudo aos pregos, onde a percentagem de concreções era elevada, alterando a sua forma e dimensões. A continuação da pesquisa bibliográfica poderia igualmente fornecer novos dados, também eles susceptíveis de produzir alterações nos quadros mencionados.

O único tipo funcional que forneceu cronologia foi o dos botões, constatando-se que não alterou as datações propostas pela interpretação estratigráfica. Os quadros descritivos elaborados para os botões e para os objectos de adorno poderiam vir a ser completados e/ou alterados com a continuação dos trabalhos (fases 3 e 4).

Cofinanciado por: