Fonte da Senhora 5

O sítio da Fonte da Senhora 5 localiza-se na área do regolfo da Barragem e Albufeira dos Minutos, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, concelho de Montemor-o-Novo. Realizados no âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo da Barragem dos Minutos, os trabalhos da ERA neste local visaram caracterizar os vestígios identificados nas prospecções no que respeita à sua topografia, cultura material, cronologias de ocupação e limites físicos.

Para isso, foram abertas cinco sondagens ao longo da plataforma onde se localiza este sítio, procurando identificar os limites físicos da área de ocupação, e em torno da sondagem mecânica anteriormente realizada, onde se identificaram alguns blocos de pedra aparentemente alinhados, de forma a aferir a possibilidade de existência de estruturas.

Esta intervenção revelou algumas unidades de revolvimento, nomeadamente as terras retiradas na abertura da sondagem mecânica, e três níveis distintos de sedimentação natural. Nos dois primeiros registaram-se fragmentos de construção de pequenas dimensões, apresentando as superfícies um desgaste significativo, resultando provavelmente de escorrimentos. O último nível  apresentou-se praticamente estéril até onde foi escavado. No entanto, nas sondagens 2 e 4, recolheram-se dois fragmentos de cerâmica pré-histórica cujas superfícies apresentaram, igualmente, algum desgaste. Não se observaram quaisquer vestígios de estruturas ou derrubes em nenhum dos depósitos identificados.

Em face dos resultados obtidos, avançou-se o parecer de não se justificarem mais trabalhos arqueológicos neste local, sendo mais proveitoso utilizar os recursos disponíveis em sítios igualmente afectados, cujos vestígios arqueológicos pudessem trazer dados mais conclusivos para a caracterização tipológica e cronológica de cada sítio bem como de toda a área afectada pelo regolfo. No entanto, o avanço de remoção de terras para esta área deveria implicar sempre o acompanhamento arqueológico do processo.