Parque Eólico de Peneda

Autorizada pelo Instituto Português de Arqueologia e adjudicada pela Agri.Pro Ambiente, S.A., a ERA-Arqueologia realizou trabalhos de inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do Parque Eólico de Peneda. Situada na Serra de Peneda-Gerês, a área correspondente ao Parque localiza-se no concelho da Gavieira, freguesias do Cabreiro e Sistelo.

Este estudo teve como objectivo o levantamento do património arqueológico e arquitectónico na referida área e visou a apresentação da “Situação de Referência”, isto é, do cruzamento dos dados bibliográficos e documentais com os resultados do trabalho de prospecção selectiva. Como resultado, propuseram-se medidas de minimização em consonância com o valor patrimonial dos achados.

Durante os trabalhos não foram detectados senão sítios de interesse etnográfico (abrigos de pastor), tal não invalidaria, no entanto, a possibilidade de ocorrer o aparecimento de outro tipo de sítios durante os trabalhos de acompanhamento.

Abrigo de pastor.

Não foi possível, dado o projecto ainda se encontrar numa fase de estudo prévio, preconizar medidas de minimização específicas para os sítios identificados que viessem a ser afectados pela obra, porquanto ainda era desconhecido o futuro projecto e o tipo de impactes que se iriam verificar. Como medidas mais genéricas, propôs-se o acompanhamento da construção do parque eólico (desmatação e remoções de terras) e prospecção da área a afectar pela linha de ligação eléctrica e pela construção dos acessos ao parque.