SCUT da Beira Litoral e Alta, Sublanço Viseu – Mangualde

Autorizada pelo Instituto Português de Arqueologia, a ERA-Arqueologia realizou para a COBA S.A. trabalhos de prospecção sistemática na área a afectar pela construção do Troço II da EN2, no âmbito da construção do Sublanço Viseu – Mangualde, integrado na SCUT da Beira Litoral e Alta (IP5).

Numa primeira fase foi realizado um levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente na área a afectar pelo alargamento da IP5. Seguidamente, procedeu-se a trabalhos de prospecção sistemática, realizados em Março de 2003, circunscrevendo-se a área prospectada à área de afectação directa de implantação da via, numa faixa de aproximadamente 9 km.

No decorrer dos trabalhos de levantamento bibliográfico/documental e prospecções sistemáticas não foram identificados vestígios com interesse patrimonial. No entanto, como medida de minimização genérica para toda a área de intervenção, propôs-se um acompanhamento arqueológico desde a fase de desflorestação e sempre que se procedesse a remoções de terra.

 

.

Cofinanciado por: