Viseu

Trabalhos arqueológicos da Quinta do Pinhô, Salzedas, Tarouca

No âmbito da Reabilitação da Quinta do Pinhô foram realizados trabalhos arqueológicos que permitiram conhecer de forma mais detalhada a história desta antiga granja localizada no concelho de Tarouca.

Barragem de Ribeiradio, Rio Vouga

Os trabalhos arqueológicos na Barragem de Ribeiradio enquadraram-se na avaliação e caracterização dos elementos arqueológicos e patrimoniais existentes na área a afectar pelo aproveitamento hidráulico.

SCUT da Beira Litoral e Alta, Sublanço Viseu – Mangualde

Autorizada pelo Instituto Português de Arqueologia, a ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção sistemática na área a afectar pela construção do Troço II da EN2, no âmbito da construção do Sublanço Viseu – Mangualde.

Parque Eólico de Testos

Levaram-se a cabo trabalhos de prospecção sistemática e levantamento bibliográfico no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais do Parque Eólico de Testos.

Santa Helena, Tarouca

Esta intervenção pretendeu avaliar o potencial arqueológico deste sítio e minimizar qualquer tipo de afectação decorrente da empreitada aí a realizar na implantação de um poste de alta tensão.

Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem

A intervenção consistiu na realização de trabalhos de prospecção prévia e acompanhamento arqueológico das obras de execução da Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem.

Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio – Ermida, sítio arqueológico do Vau

Foram identificados e delimitados contextos arqueológicos preservados, enquadrados na Pré-História Antiga, que apresentaram características relacionadas com ocupações de comunidades de caçadores-recolectores, materializadas em artefactos de pedra lascada.

Parque Eólico do Guardão, Serra do Caramulo

As ações arqueológicas de prospeção realizadas no âmbito do empreendimento Parque Eólico do Guardão resultaram da necessidade de relocalizar determinados sítios de potencial arqueológico que foram identificados aquando da elaboração do E.I.A.

Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida, sítio Rôdo (Sever do Vouga)

A intervenção permitiu identificar contextos arqueológicos preservados enquadrados crono-culturalmente no Paleolítico Superior.

Rua Visconde de Trevões e Largo do Adro, Trevões

As cinco sondagens arqueológicas realizadas permitiram registar um conjunto de elementos antrópicos, relativos a nove grandes momentos/fases de utilização, abandono e reformulação deste espaço, e que apontavam para um contexto de necrópole.