Parques Eólicos das Beiras - Balocas e Serra da Cebola

A ERA-Arqueologia efectuou, durante o ano de 2002, o levantamento do Património Arqueológico e Arquitectónico existente na área a afectar pelo Parque Eólico das Balocas e Serra da Cebola, no concelho de Seia.

Nesta intervenção foram consultadas bases de dados, bibliografia específica e inventários sobre este tema, sendo também realizados trabalhos de prospecção selectiva e sistemática no local. Seria apresentada a Situação de Referência, resultado da pesquisa bibliográfica e documental e dos trabalhos de prospecção e, consequentemente, das propostas de Mitigação de Impacte para as realidades encontradas.

Na área a afectar pelo Parque Eólico das Balocas e da Serra da Cebola identificaram-se dois grupos de arte rupestre (Ceira 1 e Malhadinho 1) de elevado interesse científico e valor patrimonial. Estas gravuras teriam que ser submetidas a um processo de preservação durante a fase de construção e exploração, sendo importante dar início à sua investigação.

Gravura rupestre.

Para além disso, foi localizado um sítio com potencial valor etnográfico, junto ao rio Ceira. Este sítio compunha-se por várias estruturas habitacionais, uma ponte e vários muros.

A importância científica e patrimonial das gravuras revelou-se inquestionável, pelo que deveria ser garantida a sua preservação e ponderada a sua musealização.