Guarda

Complexo Arqueológico dos Perdigões

Classificado como Monumento Nacional, os Perdigões são um grande complexo arqueológico, abrangendo uma área de cerca de 20 ha, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio.

Castelo de Ouguela

As escavações arqueológicas no Castelo de Ouguela permitiram-nos reavaliar os últimos 400 anos da história deste monumento e devolver uma história esquecida pelos seus conterrâneos.

Príncipe Real Nº 34

Trabalho de limpeza de cantarias e também dos guardas metálicos das varandas. Foi um trabalho realizado sobre ambas as fachadas do prédio.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

EIA - linhas enterradas na área metropolitana do Porto

Estudo de Impacte Ambiental realizado no traçado de 3 linhas eléctricas (22 km) a construir na área metropolitana do Porto. Estes trabalhos prévios ao início da construção permitiram identificar vestígios patrimoniais e estabelecer quais as medidas mitigadoras que permitirão a salvaguarda dos elementos patrimoniais identificados.

Diagnóstico arqueológico no Largo São João de Deus, Óbidos

Foram realizadas sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de reabilitação de edifício para espaço de restauração e bebidas no centro histórico de Óbidos. A sua realização permitiu confirmar o potencial arqueológico do local.

Reabilitação do Edifício Largo do Intendente Pina Manique, 57-58

No âmbito da reabilitação de um efifício no Largo do Intendente Pina Manique foram realizadas sondagens de diagnóstico arqueológico para detecção de eventuais vestígios arqueológicos.

Trabalhos arqueológicos da Quinta do Pinhô, Salzedas, Tarouca

No âmbito da Reabilitação da Quinta do Pinhô foram realizados trabalhos arqueológicos que permitiram conhecer de forma mais detalhada a história desta antiga granja localizada no concelho de Tarouca.

Reabilitação do Palácio Galveias

Os trabalhos são realizados para a CM de Lisboa no âmbito da empreitada geral a cargo da CARI, S.A. A supervisão técnica do projecto está a cargo da Divisão de Salvaguarda de Património Cultural da autarquia, também responsável pelo projecto de intervenção.

Palácio Nacional de Queluz e jardins

Estes trabalhos centraram-se no âmbito do projecto de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz (CNS:11225). Numa operação que teve como promotor os Parques de Sintra-Monte da Lua S.A.. As intervenções decorreram em três fases, separadas no tempo e no espaço, com objectivos equivalentes: a salvaguarda, a prevenção e a minimização de impactes e em acções de emergência a realizar em sítios arqueológicos que se encontrem em perigo iminente de destruição parcial ou total.

Forte de São Vicente de Torres Vedras

A ERA executou trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro no âmbito do projecto de recuperação do Forte de São Vicente em Torres Vedras, monumento protegido juridicamente como imóvel de interesse público. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA – Arqueologia S.A. pela Câmara Municipal de Torres Vedras e decorreram em 2011.

Parque Eólico do Guardão – Serra do Caramulo (Guarda)

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento Parque Eólico do Guardão é relativo aos trabalhos de prospeção de três potenciais sítios de valor arqueológico identificados durante a elaboração do E.I.A. e que necessitavam de ser relocalizados.

Obras de Remediação Ambiental das Minas de Prado Velho, Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão (Guarda)

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efetuados no âmbito do Projeto de Remediação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Prado Velho e Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão.

Rua da Infantaria

Dos trabalhos realizados, deve-se realçar o aparecimento de um nível de calçada e um alinhamento de lajes junto à face leste do Centro de Recrutamento do Quartel de Santana em frente ao nº 4 da Rua Sousa Refoios, aquando da abertura de uma caixa para instalação de infraestruturas de comunicações. Quando da abertura da vala que sai desta caixa em direcção ao Quartel de Santana foi também identificada, e recolhida, uma base de coluna descontextualizada no enchimento de uma vala previamente aberta.

Campo das Cebolas

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito da Empreitada de Obra Pública para a Execução dos Desvios dos Serviços Afectados para a Construção do Parque de Estacionamento da EMEL.

Hotel Casa Mãe, Lagos

As obras a realizar no âmbito do projecto de construção do Hotel Casa Mãe sito na rua do Jogo da Bola/Rua do Caracol no 11 e 13, em Lagos, desenvolvem-se em Zonas de Sensibilidade Arqueológica de Grau 3 –Sensibilidade reduzida (Zona intramuros fora das áreas com sensibilidade arqueológica e antiga estrada de Portugal e paredão fluvial) e localizam-se na Zona Especial de Proteção (ZEP) as muralhas e torreões de Lagos (portaria Publicada do DG, II Serie, no 275 de 24/11/1969. Monumento Nacional: Decreto no 9842, DG, I Serie, no 137, de 20/06/1924.

Requalificação do Museu da Água

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico, realizados entre os dias 1 de Abril e 2 de Julho de 2014, no âmbito da empreitada de requalificação do Museu da Água.

Rua Alegre, Foz Velha, Porto

Projeto de arqueologia preventiva da ERA/Omniknos

Castro de Cola, Ourique

As escavações arqueológicas realizadas pela ERA no Castro de Cola inseriram-se num projecto de valorização do sítio, promovido pelo IPPAR.

Ermida de São Pedro, Campo Maior

A intervenção da ERA Arqueologia visou o diagnóstico do potencial arqueológico da Ermida de São Pedro, no âmbito do projecto de valorização e salvaguarda do imóvel desenvolvido pela autarquia.

Moinhos de Água, Alqueva

A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.

Villa Romana de S. Cucufate, Vidigueira

A ERA realizou para o IPPAR trabalhos de limpeza, conservação e restauro na Villa Romana de S. Cucufate, com a finalidade de tornar visível e visitável este sítio arqueológico.

Cisterna da Fortaleza de Ouguela (Campo Maior)

Os trabalhos arqueológicos efectuados na Cisterna da Fortaleza de Ouguela enquadraram-se no Projecto de Salvaguarda e Revalorização do Castelo e Fortificações de Ouguela.

Calçada Bento Rocha Cabral, nº 1, Lisboa

A ERA Arqueologia procurou determinar o percurso do Aqueduto das Águas Livres no subsolo de uma área específica, modo que as obras de remodelação de um edifício pudessem ser estruturadas de forma a não afectar o monumento.

Antas de Monte Ruivo e Venda, Elvas

A ERA realizou para o IPPAR um conjunto de trabalhos arqueológicos na Anta do Monte Ruivo, inserido no Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, C.A. Cola (Ourique)

A ERA efectuou um conjunto de acções de salvaguarda, conservação e restauro com a finalidade de tornar visíveis e visitáveis os Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, pertencentes ao Circuito Arqueológico da Cola – Ourique.

Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial

O objectivo dos trabalhos realizados na Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial foi a criação de um plano de actuação para salvaguarda das suas estruturas, com vista à apresentação ao público.

Escultura de Eça de Queirós, Largo Barão de Quintela

A Divisão de Património da Câmara Municipal de Lisboa adjudicou à ERA-Arqueologia o parecer relativo à reconstituição do plinto da escultura de Eça de Queirós, em Lisboa.

Avenida Marginal do Parque da Cidade, Porto - 1ª Campanha

A ERA-Arqueologia realizou, entre Agosto de 2000 e Novembro de 2001, trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de requalificação urbana da Avenida Marginal do Parque da Cidade.

Anta das Pedras Grandes, Odivelas

Os trabalhos arqueológicos realizados pela ERA na Anta das Pedras Grandes tiveram como objectivos a avaliação do potencial patrimonial e científico dos vestígios arqueológicos conservados por forma a sustentar a tomada de decisões relativamente ao monumento.

Acompanhamento Arqueológico - Linha Alqueva-Sines

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção e acompanhamento arqueológicos nas Linhas Aéreas de Alta Tensão Alqueva-Ferreira do Alentejo e Ferreira do Alentejo-Sines 2.

Programa Polis de Aveiro - Incidências Patrimoniais

A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e do Desenvolvimento (futuramente designado por IDAD) para integrar o Estudo de Incidência Ambiental do Programa Polis da cidade de Aveiro, na vertente de Património e de Arqueologia.

São Francisco, Alcochete

A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa promotora de um empreendimento imobiliário em S. Francisco, em Alcochete, para proceder à escavação de três sepulturas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico realizado na área de obra.

Igreja do Senhor dos Passos, São Miguel, Açores

A ERA-Arqueologia empreendeu o estudo da fachada desta igreja, com o objectivo genérico da elaboração de um caderno de encargos e programa de concursos para a sua recuperação.

Parques Eólicos das Beiras - Balocas e Serra da Cebola

Nesta intervenção foram consultadas bases de dados, bibliografia específica e inventários sobre este tema, sendo também realizados trabalhos de prospecção selectiva e sistemática no local.

Parques Eólicos das Beiras - Serra do Castelo e Souto

Este trabalho consistiu no levantamento do Património Arqueológico e Arquitectónico na área a afectar pelo Parque Eólico da Serra do Castelo e Souto.

Parques Eólicos das Beiras - Pedras Lavradas

Na área a afectar por este parque identificaram-se três grupos de arte rupestre de elevado interesse científico e valor patrimonial. Estas gravuras teriam que ser submetidas a um processo de preservação durante a fase de construção e exploração, sendo importante dar início à sua investigação.

Parques Eólicos das Beiras - Serra da Alvoaça

Esta intervenção teve como objectivos a inventariação do património existente na área a afectar pelo Parque Eólico da Serra da Alvoaça e a elaboração de medidas de minimização para o mesmo.

Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande

Esta intervenção consistiu no levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente, procedendo-se, de seguida, a trabalhos de prospecção sistemática.

Mosaico de Boca do Rio, Vila do Bispo

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de conservação do pavimento de mosaico deste sítio arqueológico, avançando também com proposta de intervenção de recuperação sobre o mesmo.

Menir do Prazo, Freixo de Numão

O objectivo deste trabalho foi a colagem e verticalização deste elemento patrimonial, de modo a poder ser apresentado, no âmbito das visitas ao sítio, com uma imponência mais próxima da original. Pretendeu-se assim evidenciar o seu valor plástico enquanto objecto escultórico e patrimonial.

Rua da Imprensa à Estrela e outras (EPAL - PPF 10)

Realizou-se o acompanhamento arqueológico no âmbito do PPF 10 da EPAL, inserido na Zona de Intervenção de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, sendo portanto objecto de cuidado particular sempre que se verificam intervenções com remoção de terras.

Rua das Flores nº 59, Lisboa

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação de um edifício localizado na Rua das Flores nº59, em Lisboa, na zona histórica do Chiado

Rua da Bica de Duarte Belo e Outras - EPAL (PPF 11)

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de renovação da rede de distribuição de água da cidade de Lisboa do Plano de Perdas e Fugas (PPF 11) da EPAL.

Rua do Quelhas, 18 - Ramais de baixa tensão da EDP

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico dos trabalhos de revolvimento do subsolo necessários à colocação de ramais de baixa tensão, no âmbito das obras de remodelação das infra-estruturas da EDP.

Parque Eólico da Serra da Alvoaça - EIA - Levantamento Blibliográfico

Este trabalho surgiu no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental para a área a afectar pelo Parque Eólico da Serra da Alvoaça, nomeadamente o corredor de ligação à REN.

Barragem de Óbidos

O acompanhamento arqueológico realizado visou a identificação de património arqueológico e/ou etnográfico e a elaboração de medidas de minimização.

IC 25 Lanço Paços de Ferreira/Nó da EN 106 - EIA

Este estudo teve como objectivos genéricos, em primeiro lugar, identificar o património arqueológico, arquitectónico e etnográfico afectado e, em segundo lugar, propor soluções adequadas para a resolução dos problemas patrimoniais identificados.

Azenha 1, Quinta da Charneca, Óbidos

Esta intervenção consistiu no levantamento topográfico para o sítio designado por Azenha 1, identificado na fase das prospecções arqueológicas que tinham por objectivo a identificação de realidades com interesse arqueológico ou etnográfico, no âmbito da construção da Barragem de Óbidos.

Anta da Matança, Fornos de Algodres

Adjudicada pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de conservação e restauro na Anta da Matança, realizando também a documentação fotográfica deste processo.

Castro de Santiago, Fornos de Algodres

Os trabalhos de conservação e restauro e escavação arqueológica no Castro de Santiago enquadraram-se em medidas implementadas no âmbito do plano de valorização de sítios do circuito arqueológico de Fornos de Algodres.

Plano de Perdas e Fugas 20 da EPAL - Rua dos Anjos e Outras

Os objectivos do acompanhamento arqueológico efectuado consistiram em minimizar e salvaguardar o património arqueológico ao longo dos trabalhos de revolvimento de terras, procedendo ao registo e identificação de realidades arqueológicas pré-existentes.

Barragens dos Álamos, Alqueva

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da construção das Barragens dos Álamos I, II e III, desde o mês de Julho de 2004 a Agosto de 2005.

Largo da Igreja Matriz do Turcifal

Os trabalhos arqueológicos que decorreram na parte Norte do Largo da Igreja Matriz do Turcifal (Igreja de Sta. Maria Madalena) visaram avaliar os impactes das obras de remodelação do adro da Igreja sobre o património arqueológico, bem como uma escavação integral da área ainda por afectar pelas referidas obras.

Praça da Alegria (Novis)

Este projecto teve como objectivo minimizar o impacte sobre eventuais vestígios arqueológicos durante a remoção de terras, no âmbito da implantação da rede de telecomunicações NOVIS.

Rua do Menino Jesus e Largo Luís de Camões, Évora

A ERA-Arqueologia concretizou o acompanhamento arqueológico no âmbito da construção de infraestruturas para o operador NOVIS no interior das muralhas de Évora.

Castelo Velho de Freixo de Numão

O objectivo genérico da intervenção foi a recuperação da ruína do sítio, assentando na implementação de uma estratégia que garantisse a sua preservação para o futuro.

Praça João Mantas, Alverca do Ribatejo

Na sequência de uma solicitação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, levaram-se a cabo trabalhos arqueológicos no edifício da antiga câmara de Alverca, onde recentemente se havia identificado um compartimento subterrâneo.

Avenida Infante Santo nº 58

Os trabalhos arqueológicos realizado no âmbito do projecto do Condomínio da Lapa incidiram no acompanhamento permanente das movimentações efectuadas no subsolo, incluindo em substracto geológico.

Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor

Estes trabalhos de prospecção decorreram da aplicação das medidas de minimização de impactes constantes na Declaração de Impacte Ambiental no âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Reformulação do Nó do Regado com a V.C.I., Porto

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a salvaguarda de eventuais estruturas ou elementos de interesse arqueológico e/ou patrimonial, bem como o seu registo de forma a permitir a cartografia de elementos preexistentes, nomeadamente estratigrafias, profundidade de aterros e estruturas.

Rua do Jardim, nº 6-10, Lagos

Estes trabalhos enquadraram-se no âmbito do projecto de reabilitação do imóvel, cuja localização no Centro Histórico, muito próximo da Porta de S. Gonçalo, o colocam dentro da Zona Especial de Protecção a este monumento Nacional.

Parque Eólico de Penamacor 3 A

Esta intervenção consistiu no reconhecimento prévio da localização dos apoios, prospecção e acompanhamento da abertura de fundações de três aerogeradores do Parque Eólico de Penamacor 3 A.

Tipografia Mirandela, Loures

Os labores desenvolveram-se em três fases: pesquisa prévia sobre a área em estudo; prospecções sistemáticas nas áreas de afectação pela edificação da Tipografia e respectiva ligação à REN (vala subterrânea); elaboração de parecer técnico sobre os elementos patrimoniais identificados, avaliação de impactes e propostas de medidas de minimização.

Rua Lethes, Faro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes face a uma vasta intervenção de recuperação e valorização prevista para o Palacete Doglioni,

Ecomuseu do Seixal, escultura Mercúrio

A intervenção de conservação e da primeira parte da investigação de caracterização estrutural e de superfície da escultura Mercúrio foi realizada pela ERA-Arqueologia em 2006.

Ponte da Ribeira de Jardas, Cacém

Os trabalhos arqueológicos na ponte sobre a Ribeira de Jardas, Cacém, enquadraram-se no âmbito da sua salvaguarda patrimonial e arqueológica durante a intervenção do programa Polis no Cacém.

Rua do Paraíso/Calçada do Forte, nº58-62, Lisboa

O acompanhamento arqueológico levado a cabo na Rua do Paraíso/Calçada do Forte, nº58-62, em Lisboa, teve como objectivo a minimização do impacto dos trabalhos de remodelação do espaço interior daquele edifício.

Aldeia de Algodres, Fornos de Algodres

Esta intervenção arqueológica enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes face à empreitada de melhoramentos realizada no centro histórico desta aldeia e visou a conclusão da escavação arqueológica nas áreas anteriormente intervencionadas, bem como a intervenção de novas áreas a afectar pela obra em curso.

ETAR da Guia, Cascais

A intervenção teve como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área para a construção dos edifícios e respectivas valas, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Escadinhas de S. Crispim, nº 18, Lisboa

O objectivo genérico foi a protecção do referido troço de muralha através de acções de recobrimento, de modo a minorar os processos de degradação em curso e salvaguardar este bem patrimonial para o futuro.

Instalação de Cabos de Alta Tensão, Lejana de Baixo/Senhora da Saúde, Faro

Concretizaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de instalação de cabos de alta tensão no concelho de Faro, para abastecimento eléctrico à zona da Lejana de Baixo e Senhora da Saúde.

IC17 – CRIL, lanço Buraca / Pontinha

Esta intervenção respeitou às especificações de salvaguarda do património cultural, directa ou indirectamente afectado no decurso das actividades de construção da CRIL, sublanço Buraca/Pontinha.

Rua Damasceno Monteiro, 51-59, Lisboa

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala conducente à substituição de uma infra-estrutura da EDP

Projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa”

As acções de acompanhamento arqueológico realizadas, em 2007, no âmbito do projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa” tiveram como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de instalação dos cabos telefónicos.

Rua da Misericórdia, nº 4 a 10, Lisboa

O acompanhamento arqueológico realizado na Rua da Misericórdia, nº 4 a 10, em Lisboa, teve como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela (re)construção de um novo edifício nesse espaço.

Rua da Vinha, nº 25, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico, realizados no âmbito da abertura de uma vala para a construção de um ramal de água e de uma boca de incêndio, enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico.

Casa da Câmara de Vila Real de Santo António

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuados no âmbito da remodelação do edifício da Casa da Câmara de Vila Real de Santo António inseriram-se no plano de reabilitação urbana do centro histórico.

Torre de Aires, Tavira

Estes trabalhos visaram a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de instalação de cabos eléctricos e plantação de árvores.

Projecto dos Interceptores do Largo do Chafariz de Dentro – Cais do Sodré

Este plano de intervenção arqueológica surgiu no âmbito da definição de processos de minimização de impacte previsto pela implementação do Projecto dos Interceptores do Largo Chafariz de Dentro – Cais do Sodré sobre o património arquitectónico e arqueológico conhecido para a área de afectação.

Rua de Santo António à Estrela, nº 104 a 114, Lisboa

Este acompanhamento arqueológico incidiu no visionamento das movimentações de terras efectuadas para abertura de um ramal de electricidade na Rua de Santo António à Estrela.

Capela de S. Lourenço e Igreja de S. Antão da Barca (trasladação), Sabor

Levou-se a cabo o estudo prévio relativo à transladação do património artístico integrado da Capela de S. Lourenço e Igreja do Santuário de S. Antão da Barca, no âmbito dos estudos a desenvolver na fase de concurso do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Conduta Elevatória e Sistema de Saneamento da Ada, Tavira

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação da Estação Elevatória e das suas ligações, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Barragem do Pessegueiro, concelho de Alcoutim

O acompanhamento arqueológico visou a salvaguarda de elementos de cariz arqueológico/patrimonial já identificados na zona, mas também a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área de implantação da Barragem.

Rua da Misericórdia, nº 4 a 10, Lisboa

A intervenção arqueológica realizada na Rua da Misericórdia, nºs 4 a 10, teve um carácter de diagnóstico e surgiu no âmbito da (re)construção de um novo edifício habitacional nesse espaço.

Rua de Pedrouços, nº 111-123, Lisboa

O acompanhamento arqueológico realizado na Rua de Pedrouços, em zona de nível 2 do PDM de Lisboa, ocorreu no âmbito da construção de um novo empreendimento habitacional nesse espaço.

Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, concelho do Sabugal

As acções de acompanhamento arqueológico da escavação mecânica dos caboucos das sapatas dos Aerogeradores do Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, decorreram em 6 e 7 de Dezembro de 2007.

Requalificação da Avenida Luísa Todi e Espaços Envolventes, Setúbal

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação de infraestruturas de electricidade, saneamento, água, telecomunicações e gás, entre outras, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Linha Dupla Valdigem – Vila Pouca de Aguiar (REN)

Estes trabalhos arqueológicos foram preconizados na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) no âmbito da empreitada de construção da Linha Dupla Valdigem – Vila Pouca de Aguiar, a 220KV.

Departamento de Novos Abastecimentos da EPAL, Lisboa

Os trabalhos em questão implicaram um modelo de actuação adequado às especificidades de planeamento das empreitadas promovidas pelo Departamento de Novos Abastecimentos, caracterizadas, genericamente, por uma curta duração e uma rapidez de execução, normalmente com impactes no subsolo muito uniformes e tipificados.

PRR 32 (EPAL), Praça do Comércio e ruas envolventes

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da abertura de valas para instalação de infraestruturas da rede de distribuição de água da EPAL, trabalho que surgiu no âmbito do projecto PRR 32.

Lugar do Pinheiro, freguesia de Luz de Tavira, Tavira

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito do projecto “Drenagem de águas residuais e domésticas do Pinheiro”, na freguesia de Luz de Tavira, em Tavira, decorreram, numa primeira intervenção, entre 7 e 20 de Dezembro de 2007 e, posteriormente, entre 7 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2008.

Sistema Elevatório de Águas de Moura 2

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação dos poços de bombagem e dos sistemas de drenagem.

Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados que corresponderiam a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local.

Travessa da Barca, nº 9, Portimão

O acompanhamento arqueológico visou a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de reabilitação da Taberna de Maré, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

CC Dolce Vita, freguesia de Dume, Braga

A intervenção consistiu no acompanhamento permanente de todas as movimentações de terras e de outras acções que pudessem ter afectação do subsolo ou de elementos de carácter patrimonial.

Rua da Boavista, nº 14, Faro

A intervenção consistiu no acompanhamento da remoção do entulho proveniente da demolição do imóvel de um piso, efectuada previamente, e na limpeza da área de obra, nomeadamente da área de jardim.

Muralha de Praia da Vitória, Terceira, Açores

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área adjacente à Muralha da Frente Marginal da Praia da Vitória, assim como a Caracterização do Estado de Conservação e Proposta de Recuperação deste monumento.

Ruas de São Julião, da Prata e do Comércio, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da reabertura de valas para a colocação de cabos de electricidade de Média Tensão

Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, Lagos

Realizou-se a avaliação prévia do potencial arqueológico e de minimização de impactes sobre o eventual património arqueológico na área a afectar pela empreitada.

Quartel da Atalaia, Tavira

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para colocação de uma conduta e da abertura de um cabouco para construção de um maciço de suporte a uma torre de telecomunicações.

Pousada Palácio de Estoi

O acompanhamento arqueológico incidiu nos trabalhos de abertura de valas para colocação de infraestruturas eléctricas em redor da Pousada de Estoi e desde a Rua de Faro até ao PT junto do cemitério.

Rua António Maria Cardoso, nº 36, Lisboa

As acções arqueológicas na área adjacente à ocupada pela construção de um empreendimento de luxo localizado no sítio da antiga sede da PIDE-DGS visaram a minimização de impactes sobre o património arqueológico.

Zona Centro da Guia, Albufeira

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área abrangida pelo projecto de Rectificação, Dotação de Infraestruturas e Arranjo Paisagístico da Zona Centro da Guia.

Empreendimento Artenius PTA - Sines

O acompanhamento arqueológico teve como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação da fábrica de PTA e infraestruturas adjacentes.

Estação Elevatória da Senhora do Amaro, Vila do Bispo

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Capela de S. Lourenço – Vale de Boi, Vila do Bispo

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram na empreitada de abertura de valas para colocação de lancis e instalação eléctrica em redor da Capela de S. Lourenço, bem como na colocação de infraestruturas de electricidade na Rua de S. Lourenço.

Rua de Buenos Aires, nº 31, Lisboa

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados nos trabalhos de abertura de vala para a colocação de cabos de telecomunicações.

Muro de Suporte e Estabilização de Talude, Burgau, Vila do Bispo

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados nos trabalhos de abertura de vala, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia de diversos fortes pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Calçada do Combro, 127, Lisboa

Estas acções de acompanhamento visaram prevenir o impacto provocado pela remoção de terras no subsolo resultante desta empreitada, salvaguardando o património arqueológico.

Loja Leroy Merlin, Matosinhos

A abertura de valas nas duas zonas de obra foi alvo de acompanhamento minucioso e permanente, de forma a salvaguardar as realidades de potencial interesse arqueológico.

Linha Bodiosa - Valdigem (400 kV), Armamar

Os trabalhos de prospecção e acompanhamento arqueológico efectuados visaram detectar vestígios patrimoniais que pudessem ser afectados no decorrer das remoções de terras.

Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço

A ERA levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e o plano de recuperação do Forte do Alqueidão, pertencente ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Largo Trindade Coelho, Lisboa

O acompanhamento arqueológico da requalificação do Largo Trindade Coelho visou a minimização de impactes sobre eventuais vestígios arqueológicos e patrimoniais afectados pelas movimentações de terras.

Sistema de Abastecimento de Água de Barrocal do Douro, Miranda do Douro

O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito deste projecto visou a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.

Calçada da Graça, nº 8, Lisboa

A intervenção arqueológica enquadrou-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

IC9 – Lanços EN1 (IC2)/Fátima (A1) e Fátima (A1)/Ourém (Alburitel)

O objectivo do acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção do IC9 – Subconcessão Litoral Oeste foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.

Linhas Lagoaça/Aldeadávilla 1 (400kV) e Pocinho/Aldeadávilla ½ (220 kV)

A intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, como abertura de caboucos, desmatações, efectuando-se uma prospecção sistemática antes e após as desmatações.

Rua da Correnteza, 54 a 64, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da remodelação do edifício, incidindo na abertura de 17 sapatas para reforço da estrutura.

Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras

A ERA levou a cabo a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial no Forte de São Vicente, no âmbito da requalificação deste edificado, mais concretamente na antiga Casa da Guarda, cuja demolição estava prevista.

Linha Palmela - Ribatejo, 400 kV, Subestação de Fernão Ferro

As acções de prospecção e acompanhamento arqueológico tiveram lugar nos 83 Apoios da Linha e áreas envolventes onde foram executadas actividades que implicaram movimentação de terras.

Sítio de Palmares 3, Lagos

Foram realizadas prospecções geofísicas neste sítio arqueológico, no âmbito do Empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos), na zona do “Green” do campo 10.

Pedreira de Chainça nº 4, Pé da Pedreira, Alcanede

Estes trabalhos de prospecção arqueológica sistemática tiveram como objectivo proceder ao levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do EIA (Fase Estudo Prévio) da Ampliação da Pedreira de Chainça nº 4.

Pedreira de Boleiros, Fátima

Visou-se a identificação de vestígios de património etnográfico, arqueológico ou edificado na área abrangida pelo projecto da futura pedreira, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização.

Travessa das Casas Pintadas, centro histórico de Évora

Os objectivos desta intervenção prendiam-se com a detecção de eventuais vestígios de interesse patrimonial que pudessem vir a ser afectados do decorrer dos trabalhos de escavação da empreitada de colocação de rede de fibra óptica.

Empreitada Geral de Construção do Reforço de Potência do Picote

O objectivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Antigo Paço Episcopal/Caritas Diocesana, Beja

Após o acompanhamento das várias intervenções levadas a cabo neste edifício (picagens de paredes, abertura de valas), foi possível atingir um extenso conhecimento sobre o mesmo.

Reforço dos cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco

O objectivo foi verificar a eventual existência de vestígios arqueológicos junto dos materiais dragados, tendo a intervenção sido realizada mediante a devida autorização por parte do IGESPAR/Divisão de Arqueologia Naútica e Subaquática.

Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras (2ª intervenção)

Estes trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro decorreram em Junho de 2011.

Rua da Imprensa Nacional, nº 22, Lisboa

Esta intervenção teve como objectivo a detecção de eventuais vestígios arqueológicos afectados pelo empreendimento de reabilitação e a proposta de medidas de minimização a aplicar.

Rua do Arrabalde, Ulgueira, concelho de Sintra

No âmbito da abertura de uma vala para implantação de uma cave de habitação, procedeu-se ao acompanhamento de todas as movimentações de terra, realizando-se um registo fotográfico e descritivo das realidades observadas.

Rua do Cabeço do Pisão, Azóia

As sondagens arqueológicas realizadas previamente à execução do projecto de construção de uma residência unifamiliar decorreram nos dias 1 e 2 de Agosto de 2011.

Rede Primária F4 de gás natural – Plano Director da Zona Nascente de Braga

Através da definição de uma estratégia geral de intervenção, visou-se garantir a execução de todos os trabalhos de escavação previstos, compatibilizando a sua evolução com a salvaguarda do património arqueológico.

Requalificação Ambiental e Paisagística da Envolvente às Muralhas de Elvas

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação e restauro das Muralhas de Elvas, nos troços entre as Portas de Olivença e o Baluarte do Trem, estruturas protegidas juridicamente como Monumento Nacional.

Avenida Sanches Miranda, Évora

O acompanhamento arqueológico concretizou-se durante a abertura de valas para a colocação de infraestruras de telecomunicações, procedendo-se à observação dos sedimentos escavados e dos cortes para a eventual detecção de vestígios arqueológicos.

Rua dos Sapateiros (130-144)/Rua da Assunção (73-77), Lisboa

Foram programadas acções prévias de diagnóstico arqueológico, com o objectivo genérico de procurar compreender a estratigrafia do espaço e fornecer dados para a posterior instrução do projecto de obra.

Praça Joaquim António de Aguiar, Rua José Elias Garcia e Rua João de Deus, Évora

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito de uma empreitada de colocação de infraestruturas de telecomunicações.

Palacete D. Maria Rosa de Faria, Praça do Príncipe Real, 2-4

A ERA efectuou um estudo sobre duas pinturas murais existentes em tectos de duas salas do piso 1 do Palacete D. Maria Rosa de Faria.

Sala dos Comandos da Estação Fluvial de Sul e Sueste, Lisboa

O objectivo do trabalho foi a salvaguarda dos azulejos antes de serem iniciados trabalhos de remodelação do edifício, permitindo no futuro a sua recolocação segundo projecto defendido pelo cliente.

Pedreira de Boleiros, Fátima (2ª intervenção)

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes da laboração da Pedreira de Boleiros.

Rua de Santa Justa e outras, Lisboa

Estas acções arqueológicas foram desenvolvidas durante o acompanhamento das três frentes de obra, levadas a efeito pela EPAL, de melhoria de rede de distribuição de água da cidade de Lisboa.

Rua de José Estevão e Travessa da Lingueta (Santo António), Peniche

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de salvaguarda e preservação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos existentes na área do projecto de Requalificação do espaço urbano no antigo espaço do Jogo da Bola.

Rua da Madalena, 89-93, Lisboa

Esta intervenção consistiu num levantamento minucioso do estado de conservação específico dos objetos identificados ao longo da análise das campanhas decorativas presentes in loco.

Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira

O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.

Linha de Batalha – Lavos, a 400 kv, Apoio n.º 85

Na sequência dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha de Batalha – Lavos, a 400 kv, foi identificada na zona de implantação do poste nº 85 uma possível estrutura arqueológica negativa, eventualmente relacionada com ocupações humanas da pré-história dada a presença no local de materiais líticos, nomeadamente núcleo de sílex.

Remodelação e Ampliação do Posto de Corte de Picote a 220Kv, Miranda do Douro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico tiveram como principal objectivo a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Alargamento da A8, Lanço Cril – Loures

Efectuaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de Alargamento da A8, Lanço Cril – Loures, que compreenderam desmatação, escavação de terreno e abertura de valas para colocação de tubagens e cabos eléctricos.

Quarteirão dos Lagares, Mouraria, Lisboa

O objectivo foi a caracterização funcional e cronológica deste espaço, tendo também por base os dados resultantes de trabalhos anteriores, onde se identificaram vestígios de um jardim do século XVI, que teria sido construído sobre contextos relacionados com a produção oleira.

Rua Tomás Ribeiro, 109, Lisboa

Visou-se permitir uma intervenção atempada de salvaguarda de valores patrimoniais não identificados previamente ao início da obra de reabilitação, verificar o cumprimento das medidas de mitigação estabelecidas e documentar/registar as acções desenvolvidas.

Rua do Almada, 149, Porto

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico de 4 caboucos no logradouro do imóvel para implantação da sustentação de uma estrutura de cobertura.

Conduta Autora do Monte do Zebro e Bairro da Misericórdia, Campo Maior

Estas acções de acompanhamento arqueológico foram realizadas no âmbito das actividades de construção da Conduta Autora do Monte do Zebro e da implementação de novas infraestruturas no Bairro da Misericórdia.

Moradia, Lote 9, em Marinhas (Colares)

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico da escavação mecânica da totalidade da área a afectar pela empreitada de fundações da moradia.

Remodelação da Envolvente do Elevador da Bica, Lisboa

Os trabalhos acompanhamento arqueológico concluídos no bairro da Bica ofereceram uma importante imagem da evolução desta área de Lisboa.

Travessa André Valente, nº 13-19, Lisboa

Efectuaram-se três sondagens de diagnóstico, implantadas nas áreas de construção de vigas, com o objectivo de avaliar o potencial arqueológico deste espaço e consequentemente determinar as medidas de minimização a aplicar.

Rua do Arco da Graça e Largo do Martim Moniz, Lisboa

Executou-se o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de implantação das infraestruturas de abastecimento de água (EPAL) na Rua do Arco da Graça e Largo do Martim Moniz.

Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte da Corte Piorno 2

No local foram realizadas três sondagens mecânicas de diagnóstico que procuraram caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender a possível presença do sítio arqueológico em questão nessa mesma localização.

Central Fotovoltaica da Salgueirinha, Pinhal Novo, Palmela

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra tiveram como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados, garantindo a sua protecção e salvaguarda em termos de valor científico e patrimonial.

EPAL - Rua do Arco do Carvalhão, Lisboa

A metodologia seguida nesta intervenção consistiu na escavação por camadas naturais, removendo os depósitos na ordem inversa à sua formação, com a aplicação da leitura estratigráfica.

Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 2

Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a realização da memória descritiva de várias estruturas, como um pequeno curral em alvenaria de pedra, incluindo a descrição das características gerais bem como das suas especificidades.

Quinta Alegre – Palácio do Marquês do Alegrete, Lisboa

Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico abrangeram uma superfície total de 95 m2 distribuídos pelas áreas de maior interesse para o projecto de arquitectura paisagista.

Rua Ivens 18-28/ Rua Capelo 2-4B, Lisboa

A escavação das sondagens demonstrou uma ausência de vestígios arqueológicos cronologicamente atribuíveis a períodos anteriores ao Terramoto de 1755. Contudo, foi possível identificar elementos estruturais, que correspondem à fase contemporânea de construção do edifício, entre os anos de 1755 e 1807.

Abastecimento Hidroagrícola da Baixa de Óbidos

Procedeu-se, até ao final do mês de Setembro de 2016, ao acompanhamento de toda a movimentação de terras, no sentido de salvaguardar pelo registo as realidades ali observadas.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Príncipe Real, Lisboa

Estes trabalhos decorreram no âmbito do planeamento e licenciamento de um projeto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo localizado na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

Adutor Pisão-Roxo (Fase de Obra), Vale Frio

Neste sítio foram diagnosticados, em diferentes fases de acompanhamento, uma cista e um conjunto de três cistas da Idade do Bronze.

Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Peroguarda 1

Estabeleceu-se a realização de quatro sondagens manuais, totalizando 8.9 m2, tendo em conta a dimensão das estruturas negativas identificadas no decurso da decapagem das terras de superfície.

Requalificação Urbana do Alto de Santa Catarina, Lisboa

Não foram identificados níveis arqueológicos preservados que justificassem alterações ao projeto de requalificação urbana, tendo sido realizado o registo gráfico e fotográfico das realidades arqueológicas observadas, como medida de salvaguarda.

Palácio da Inquisição, Palácio dos Condes de Basto e Páteo de São Miguel, Évora

A intervenção visou, por um lado, a proteção dos valores patrimoniais que poderiam ser afetados pela prossecução das obras, e por outro, a recolha de informação sobre o local, contribuindo, dessa forma, para um aumento do conhecimento da história de Évora.

Forte de São João de Deus, Bragança

Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.

Rua Garrett, n.º 47, Lisboa

Os trabalhos consistiram na escavação de duas sondagens de diagnóstico e no acompanhamento da abertura de uma vala, tendo como resultado a identificação de duas estruturas hidráulicas possivelmente enquadráveis no período pombalino.

EDP-CAT, Rampa da Cordoaria Nacional, Lisboa

Foi detetado um contexto arqueológico integrando elementos em madeira, tendo sido avançada a hipótese de corresponder à Rampa “dos Escaleres Reais” da Cordoaria Nacional, mandada construir pelo Marquês de Pombal e concluída no início do reinado de D. Maria I.

Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 1 – Tomar/Avelar Sul, sítio de São Marcos

Após a conclusão das sondagens, não foram identificados níveis arqueológicos preservados nem uma grande quantidade de material arqueológico.

ER338 – Beneficiação entre Piornos (KM 34+470) e Manteigas (KM 45+580)

Relativamente às ocorrências registadas no decurso dos trabalhos de prospeção, salientou-se essencialmente a identificação de elementos patrimoniais edificados de cariz vernacular.

Rua da Junqueira, n.º 156/158, Lisboa

A intervenção foi levada a cabo como medida de mitigação de impacte sobre o património, dado que foram postos a descoberto, no decurso da implementação do projeto, vestígios arqueológicos de caráter industrial.

Largo de São Julião, 15-19, Lisboa

Considerou-se adequado e vantajoso proceder a um estudo detalhado da arquitetura do edifício e, também, realizar uma avaliação aprofundada do estado de conservação dos elementos constituintes do mesmo.

Praça Tomás Ribeiro, n.º 7 e 9, Sines

O principal objetivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, promovendo para isso ações de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

Largo de Nossa Senhora da Guia, n.º 10, Ferrel, Peniche

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de diagnóstico, uma vez que a obra de construção de um novo edifício se encontrava dentro da área de proteção da Capela de Ferrel.

Supressão de Barreiras Urbanísticas no Centro Histórico de Chaves

A intervenção visou a deteção de vestígios arqueológicos que poderiam ser afetados pelo desenvolvimento das obras de supressão de barreiras urbanísticas e arquitectónicas e renovação de mobiliário urbano e sinalética no centro histórico de Chaves.

Rua General Sousa Machado, n.º 51, Chaves

O principal objetivo da intervenção consistiu em garantir a integridade física e química dos elementos de uma pintura mural de época Romana durante o processo de escavação arqueológica do espaço em causa.

Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz

Estes trabalhos procuraram dar resposta ao parecer da DGPC que propunha, como medida cautelar de salvaguarda do património arqueológico, a realização do acompanhamento arqueológico da intervenção de estabilização das floreiras do Jardim Botânico junto à margem do Rio Jamor.

Rua Tenente Valadim, Guarda

Este acompanhamento arqueológico foi realizado no âmbito da instalação de infraestruturas de telecomunicações (NOS) na Rua Tenente Valadim, sendo motivado pela localização da empreitada na servidão administrativa do Castelo da Guarda, Torre dos Ferreiros, classificado como Monumento Nacional.

Igreja do Convento de Corpus Christi, Rua dos Fanqueiros, 113-117, Lisboa

Este projeto de conservação e restauro tem como principal objetivo a salvaguarda dos elementos patrimoniais que sobreviveram às diversas alterações e que ainda permanecem no imóvel

Conduta Adutora ETA do Alvito – Reservatório da Forca, Cuba

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito da empreitada de construção da Conduta Adutora ETA do Alvito – Reservatório da Forca.

Infraestruturas de Electricidade na ZEP do Castelo de Viana do Alentejo

O objetivo desta intervenção foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e já identificados na área envolvente à obra.