Avenida Infante Santo nº 58

O acompanhamento arqueológico realizado pela ERA-Arqueologia no âmbito do projecto do Condomínio da Lapa, situado na Avenida Infante Santo nº 58, efectuou-se entre 19 de Julho e 30 de Dezembro de 2005. Esta intervenção incidiu no acompanhamento permanente das movimentações efectuadas no subsolo, incluindo em substracto geológico.

Com efeito, o objectivo consistiu na identificação da presença de possíveis realidades de valor arqueológico e patrimonial e minimizar o impacte negativo dos trabalhos de remoção de terras e substracto geológico, salvaguardando o património arqueológico. Foram ainda observados os trabalhos a decorrer junto do Troço do Aqueduto das Águas Livres aí existente.

No decorrer dos trabalhos foram detectadas duas estruturas: um troço de uma canalização, relacionado, possivelmente, com o Chafariz das Terras, e um poço. Encontraram-se também vários materiais arqueológicos, nomeadamente fragmentos de cerâmica comum e vidrada, porcelana, faiança e azulejo e elementos de fauna.

Durante o período de tempo em que ocorreu o acompanhamento arqueológico não foram observadas quaisquer cavidades relacionadas com grutas pré-históricas, supostamente presentes na arriba calcária do Plano Inferior ou sob o depósito do antigo gasómetro.