Aldeia de Algodres, Fornos de Algodres

A intervenção arqueológica realizada no centro histórico da aldeia de Algodres, no concelho de Fornos de Algodres, foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, tendo decorrido entre os meses de Outubro e Dezembro de 2006 e os meses de Maio e Setembro de 2007.

Enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes face à empreitada de melhoramentos realizada no centro histórico desta aldeia e visou a conclusão da escavação arqueológica nas áreas anteriormente intervencionadas, bem como a intervenção de novas áreas a afectar pela obra em curso.

Contextos funerários.

Os objectivos específicos foram os seguintes: caracterizar os vestígios arqueológicos que integram o espaço a afectar, quer em termos científicos, quer patrimoniais; contribuir para a minimização dos riscos decorrentes de tais afectações; libertar de condicionantes patrimoniais as áreas de trabalho para a continuação da empreitada. Os trabalhos possibilitaram a identificação de contextos funerários associados à necrópole de Algodres, assim como de contextos habitacionais do período tardo-romano.

Dado a área intervencionada colidir com a execução do projecto, foi proposto como medida de minimização o desmonte acompanhado das estruturas identificadas, o acompanhamento arqueológico da abertura dos ramais de ligação às habitações e, também, a cobertura com geotêxtil das realidades não intervencionadas.