PRR 32 (EPAL), Praça do Comércio e ruas envolventes

Entre 17 de Março de 2005 e 7 de Setembro de 2006, realizou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de valas para instalação de infraestruturas da rede de distribuição de água da EPAL. Este trabalho surgiu no âmbito do projecto PRR 32, sendo dividido em três frentes (Praça do Comércio e ruas envolventes; Pátio dos Telheiros e ruas envolventes; Largo do Calvário e ruas envolventes).

Tendo como objectivo minimizar o impacte provocado pelo revolvimento e remoção de terras do subsolo, procurando deste modo salvaguardar o património arqueológico, as acções realizadas permitiram identificar um total de 64 realidades de interesse arqueológico.

Os achados arqueológicos detectados no decurso do acompanhamento foram registados em fichas descritivas, em suporte gráfico e fotográfico. Em certos casos, foram tomadas medidas de minimização, que consistiram na protecção das estruturas com geotêxtil. As descobertas arqueológicas afectadas pela colocação das tubagens foram desmontadas após o respectivo registo com a autorização do Instituto Português de Arqueologia.