Rua da Imprensa à Estrela e outras (EPAL - PPF 10)

Adjudicada pela EPAL, a ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico no âmbito do PPF 10, Rua da Imprensa à Estrela e outras, inserido na Zona de Intervenção de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, sendo portanto objecto de cuidado particular sempre que se verificam intervenções com remoção de terras.

Levados a cabo entre 18 de Agosto e 8 de Novembro de 2003, estes trabalhos visaram a salvaguarda de eventuais estruturas ou elementos de interesse arqueológico e/ou patrimonial, bem como o seu registo de forma a permitir a compreensão e caracterização de elementos pré-existentes, bem como da dinâmica evolutiva da ocupação do espaço afectado.

Assim, o acompanhamento arqueológico em obra não detectou qualquer destruição de níveis ou estruturas arqueológicas, denotando, todavia, a necessidade deste tipo de acções de prevenção, para evitar possíveis danos, como se verificou pontualmente. Os materiais exumados na Calçada da Estrela não apresentaram contextualização arqueológica, pressupondo, contudo, a proximidade de níveis arqueológicos conservados.