CC Dolce Vita, freguesia de Dume, Braga

Entre o dia 14 de Abril e 29 de Agosto de 2008, no âmbito do projecto de construção do Centro Comercial Dolce Vita Braga, a ERA-Arqueologia concretizou acções de acompanhamento arqueológico no lugar da Carvalheira, freguesia de Dume, concelho de Braga.

A intervenção consistiu no acompanhamento permanente de todas as movimentações de terras e de outras acções que pudessem ter afectação do subsolo ou de elementos de carácter patrimonial. Para além disso, realizaram-se prospecções sistemáticas, desta forma salvaguardando a possibilidade de identificação, caracterização e estudo/protecção de qualquer vestígio no decurso da obra.

Os trabalhos permitiram a identificação e caracterização de elementos etnográficos associados à prática agrícola. Identificaram-se muros de contenção de terras e minas de água e foram caracterizados uma casa rústica, uma presa e um lagar. Em termos de património arqueológico não foram detectados quaisquer vestígios, surgindo, pontualmente, algum material cerâmico.

Toda a área afecta à obra foi intervencionada por prospecção sistemática e acompanhamento arqueológico da desmatação e remoção de terras, cumprindo-se as medidas de minimização preconizadas pela Declaração de Impacto Ambiental.