Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, concelho do Sabugal

As acções de acompanhamento arqueológico da escavação mecânica dos caboucos das sapatas dos Aerogeradores do Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, decorreram em 6 e 7 de Dezembro de 2007.

Efectuou-se a avaliação do potencial arqueológico de cada uma das áreas através de prospecção prévia ao início dos trabalhos de escavação mecânica. Essa prospecção foi realizada na área de localização da escavação das valas de implantação das bases de sustentação dos aerogeradores (cerca de 15mx15m), bem como nos perímetros de segurança necessários (cerca 40mx40m) e nas zonas de localização dos acessos de obra e futuramente aos aerogeradores.

Quanto às escavações mecânicas acompanhadas arqueologicamente, estas compreenderam, em todas as sete áreas, a retirada de um depósito humoso de coloração castanha escura, que se encontrava directamente sobre o substrato geológico. Relativamente homogéneo em todas as zonas intervencionadas, em todos os casos tratava-se de xisto, variando na sua coloração (acinzentado, amarelado ou avermelhado) e também no seu estado físico (mais ou menos alterado em termos físico-químicos).

Os trabalhos realizados não permitiram detectar qualquer vestígio de natureza antrópica com potencial arqueológico nas áreas afectadas pelas valas de fundação das bases de sustentação dos aerogeradores no âmbito desta empreitada.