Empreitada Geral de Construção do Reforço de Potência do Picote

A ERA levou a cabo, em 2010, trabalhos arqueológicos de prospecção e acompanhamento arqueológico no âmbito de um novo acesso para o pórtico da linha exterior de 220kV, no enquadramento da Empreitada Geral de Construção do Reforço de Potência do Picote. O objectivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Esta intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, desmatações, bem como a realização de uma prospecção sistemática antes e após as desmatações, regularizações e escavação do terreno e terraplanagens (aterro). Os trabalhos de prospecção abrangeram toda a área afectada.

Relativamente ao património, o acompanhamento arqueológico decorreu sem qualquer tipo de problemas, também devido à cooperação de todas as empresas afectas à obra, não se tendo registado qualquer contexto arqueológico aquando da escavação. Face ao exposto, não foi necessário qualquer tipo de medida especial, recomendando-se apenas o acompanhamento sistemático de todas as movimentações de terras e desmatações.