Bragança

Prospecção IC5, Sublanço Nozelos – Miranda do Douro

A ERA-Arqueologia foi contratada para realizar o Estudo Prévio (vertente patrimonial) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do IC5, sublanço Nozelos (IP2) – Miranda do Douro (Duas Igrejas).

Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor

Estes trabalhos de prospecção decorreram da aplicação das medidas de minimização de impactes constantes na Declaração de Impacte Ambiental no âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Barragem de Picote, Miranda do Douro

Os trabalhos arqueológicos realizados na construção do reforço de Potência da Barragem de Picote consistiram na observação de todas as movimentações de terras, mecânicas ou manuais, decorrentes dos trabalhos da empreitada.

Barragem de Picote, Miranda do Douro (arte rupestre)

Esta intervenção consistiu na realização de diagnóstico do potencial arqueológico e das condições de execução de ulteriores trabalhos de prospecção dirigida à identificação de arte rupestre na zona de afectação da empreitada.

Imóveis Arquitectónicos e Arte Rupestre (preservação), Sabor

A preservação in situ dos imóveis arquitectónicos e maciços com arte rupestre inseriu-se no cumprimento das medidas de minimização do RECAPE do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, em conformidade com o estabelecido na DIA.

Capela de S. Lourenço e Igreja de S. Antão da Barca (trasladação), Sabor

Levou-se a cabo o estudo prévio relativo à transladação do património artístico integrado da Capela de S. Lourenço e Igreja do Santuário de S. Antão da Barca, no âmbito dos estudos a desenvolver na fase de concurso do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Subestação de Lagoaça (220 kV), Freixo de Espada à Cinta

Esta intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, como abertura de caboucos, desmatações, bem como a realização de uma prospecção sistemática antes e depois das desmatações

Sistema de Abastecimento de Água de Barrocal do Douro, Miranda do Douro

O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito deste projecto visou a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.

Linhas Lagoaça/Aldeadávilla 1 (400kV) e Pocinho/Aldeadávilla ½ (220 kV)

A intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, como abertura de caboucos, desmatações, efectuando-se uma prospecção sistemática antes e após as desmatações.

Sítio de Portela de Seradelo 1, freguesia de Meirinhos, Mogadouro

Os trabalhos no sítio de Portela de Seradelo 1 enquadraram-se numa perspectiva de minimização de potenciais impactes arqueológicos de uma área a afectar pela construção do “Lote 8 Nozelos (IP 2)/Mogadouro”.

Empreitada Geral de Construção do Reforço de Potência do Picote

O objectivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Remodelação e Ampliação do Posto de Corte de Picote a 220Kv, Miranda do Douro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico tiveram como principal objectivo a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Forte de São João de Deus, Bragança

Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.

Lote 8 da Subconcessão da Auto-estrada Transmontana Vila Real/Bragança

Nesta intervenção visaram-se os seguintes procedimentos: identificação de novos elementos patrimoniais; relocalização de ocorrências patrimoniais que deveriam vir a ser diretamente afetadas; sugestão de medidas minimizadoras sobre o património identificado.

Muralha medieval do Castelo de Miranda do Douro

Determinados elementos detetados na estrutura defensiva poderão indiciar uma construção, do ponto de vista cronológico, anterior à estrutura dionisina datada da transição do séc. XIII para o séc. XIV.

Cofinanciado por: