Remodelação e Ampliação do Posto de Corte de Picote a 220Kv, Miranda do Douro

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da Remodelação e Ampliação do Posto de Corte de Picote a 220Kv decorreram em 2010. A empreitada localiza-se na área junto da Barragem de Picote e insere-se no Parque Natural do Douro Internacional, no concelho de Miranda do Douro.

Tendo como principal objectivo a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra, o acompanhamento arqueológico foi realizado em conformidade com as medidas de minimização estipuladas em Estudo de Incidências Ambientais (EincA).

A intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, desmatações, bem como a realização de uma prospecção, sempre que necessária e possível, regularizações e escavação do terreno e terraplanagens (aterro). Os trabalhos de prospecção abrangeram toda a área afectada.

Relativamente ao património, o acompanhamento arqueológico decorreu sem qualquer tipo de problemas, também devido à cooperação de todas as empresas afectas à obra. No decorrer destes trabalhos não foram observados contextos arqueológicos ou quaisquer bens patrimoniais.

Face ao exposto, não foi necessário qualquer tipo de medida adicional para além do acompanhamento, recomendando-se apenas o acompanhamento sistemático de todas as futuras movimentações de terras e desmatações.