Plano de Perdas e Fugas 20 da EPAL - Rua dos Anjos e Outras

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de acompanhamento arqueológico na Rua dos Anjos e outras, no âmbito do Plano de Perdas e Fugas 20 da EPAL. Os objectivos consistiram em minimizar e salvaguardar o património arqueológico ao longo dos trabalhos de revolvimento de terras, procedendo ao registo e identificação de realidades arqueológicas pré-existentes.

Assim, entre 24 de Maio de 2004 e 21 de Setembro de 2005, efectuou-se o acompanhamento da abertura de valas para a substituição da antiga canalização. Foi possível identificar variados tipos de vestígios de interesse arqueológico e patrimonial, tendo os achados detectados nas várias frentes de obra sido registados em fichas descritivas, em suporte gráfico e fotográfico.

Das várias realidades identificadas, destacou-se os enterramentos in situ, na Rua da Achada, junto à parede traseira da Igreja de S. Cristóvão, podendo tratar-se de enterramentos anteriores ao terramoto de 1755. Porém, como a última reconstrução teria sido por volta de 1839/40, levantou-se ainda a hipótese de os mesmos terem ocorrido por volta dessa data.

Quanto a medidas de minimização, estas consistiram, na maioria dos casos, na protecção das estruturas com geotêxtil. Por fim, devido às escassas cronologias obtidas (séculos XVII/XX), as descobertas arqueológicas foram na sua maioria desmontadas após o respectivo registo e a autorização do Instituto Português de Arqueologia.