Pedreira de Chainça nº 4, Pé da Pedreira, Alcanede

Estes trabalhos de prospecção arqueológica sistemática tiveram como objectivo proceder ao levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do EIA (Fase Estudo Prévio) da Ampliação da Pedreira de Chainça nº 4, situada em Pé da Pedreira, Alcanede, concelho de Santarém. Foram detectadas oito ocorrências patrimoniais: seis de carácter etnográfico e duas de carácter geológico, porém, apenas quatro se encontravam na área de afectação.

No que respeita aos diversos abrigos de pastor identificados, devido ao seu interesse etnográfico e dado o impacte total a que estariam sujeitos, propôs-se a realização, no âmbito do acompanhamento arqueológico, da memória descritiva, do levantamento gráfico e da implantação num levantamento topográfico (de pormenor) de cada um destes elementos. Relativamente aos sítios identificados fora dos limites da área de afectação directa, sugeriu-se a colocação de sinalização para salvaguarda destes elementos.

Como medida de minimização, propôs-se o acompanhamento permanente dos trabalhos de desmatação, assim como dos níveis superficiais de exploração da pedreira. Posteriormente, deveria proceder-se à monitorização arqueológica periódica, com o objectivo de aferir da presença de cavidades cársicas com vestígios de ocupação humana, estando o proprietário da pedreira obrigado a comunicar ao IGESPAR qualquer aparecimento de cavidade cársica, no sentido de serem desencadeados os mecanismos para avaliar o seu interesse arqueológico.

Cofinanciado por: