Rua de Pedrouços, nº 111-123, Lisboa

O acompanhamento arqueológico realizado na Rua de Pedrouços, nº 111-123, em Lisboa, ocorreu no âmbito da construção de um novo empreendimento habitacional nesse espaço. Os trabalhos decorreram entre 21 de Maio e 6 de Julho de 2007 e, posteriormente, entre 28 de Novembro de 2007 e 18 de Janeiro de 2008, na área do edifício com o número de polícia 123.

A localização do imóvel coloca-o dentro da zona de nível 2 do PDM de Lisboa, o que implicou uma intervenção de acompanhamento arqueológico no sentido de salvaguardar o património eventualmente existente no local. Na área intervencionada, com cerca de 1800 m², foi identificado um pavimento contemporâneo no edifício n.º 123, bem como estruturas relativas a antigas canalizações em argamassas e tijolo.

Os achados arqueológicos foram registados em fichas descritivas, suporte gráfico (quando possível) e fotográfico. Nalguns casos, relacionados com questões de segurança de obra, foi efectuado apenas o registo fotográfico das estruturas. No caso das estruturas afectadas, procedeu-se ao desmonte das mesmas, após o seu registo e a respectiva autorização do Instituto Português de Arqueologia (actual IGESPAR-IP).