Parque Eólico da Serra da Alvoaça - EIA - Levantamento Blibliográfico

Realizado nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2003, este trabalho surgiu no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a área a afectar pelo Parque Eólico da Serra da Alvoaça, nomeadamente o corredor de ligação à REN. Consistiu no levantamento bibliográfico efectuado para a área em estudo, não pretendendo ser conclusivo quanto ao património a afectar, nem quanto a medidas de mitigação de impacte.

Assim, o levantamento bibliográfico sobre o património na área a afectar pela edificação do Corredor de Ligação do Parque Eólico da Serra da Alvoaça à REN permitiu inventariar 73 sítios de interesse patrimonial.

Dos sítios cartografados, somente se localizaram na área a afectar algumas gravuras do sítio de Bulde (nº 4) e diversos vestígios pré-históricos e romanos da Quinta da Madeira (nº 2). No entanto, este número poderia ser acrescido mediante a realização de trabalhos de relocalização de sítios inventariados ou trabalhos de prospecção.

De salientar que, destas 73 referências, 22 corresponderam a lajes de xisto com arte rupestre, identificadas durante os trabalhos de prospecção para o EIA dos Parques Eólicos da Serra da Alvoaça e Pedras Lavradas (Jacinto, 2002), demonstrando a presença significativa de elementos desta natureza na área em estudo.

Para uma correcta avaliação do impacte, nomeadamente do número e valor de elementos patrimoniais a afectar, deveriam ser preconizados trabalhos de relocalização, prospecção e acompanhamento arqueológico.