Rua do Menino Jesus e Largo Luís de Camões, Évora

A ERA-Arqueologia concretizou o acompanhamento arqueológico no âmbito da construção de infraestruturas para o operador NOVIS no interior das muralhas de Évora. Efectuada no troço correspondente à fachada Norte da Rua do Menino Jesus e ao sector NE do Largo Luís de Camões, a intervenção decorreu entre 5 e 9 de Julho de 2005.

Este projecto teve como objectivo a minimização de impacte sobre eventuais vestígios arqueológicos, e a salvaguarda de todos e quaisquer elementos patrimoniais. Os trabalhos permitiram identificar parcialmente, nas secções escavadas, diversas estruturas de alvenaria de granito e em opus signinum (material de construção usado na Roma antiga), muito destruídas ao nível do topo e lateralmente pelas sucessivas implantações de infraestruturas urbanas (anteriores a este empreendimento).

Os materiais recuperados encontravam-se, do mesmo modo, em unidades seccionadas e profundamente revolvidas, constituindo não obstante, e na sua maioria, um conjunto tendencialmente homogéneo e correspondente à época romana. Todas as estruturas identificadas foram preservadas in situ, alterando-se o projecto de colocação das infraestruturas da NOVIS consoante a sua situação.