Projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa”

As acções de acompanhamento arqueológico realizadas, entre 2 de Abril e 9 de Abril de 2007, no âmbito do projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa” tiveram como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de instalação dos cabos telefónicos.

Note-se que, por este projecto se encontrar em zona de nível 2 do PDM da capital, todas as intervenções realizadas no subsolo são alvo de cuidados particulares. Desta forma, procedeu-se a um acompanhamento minucioso e permanente de todas as movimentações de terras, quer se tratasse de pequenas sondagens, quer de abertura de vala de maior dimensão.

Estes trabalhos permitiram identificar uma estrutura junto ao nº 1 da Rua das Janelas Verdes. Devido à impossibilidade do registo gráfico por questões relacionadas com segurança da obra (risco de desabamento de terras), esta estrutura foi registada fotograficamente e coberta com manta geo-têxtil, visto não ter sido necessária a afectação da mesma.

Como se referiu, devido à impossibilidade do registo gráfico da estrutura, assim como às adversas condições atmosféricas e de segurança, não foi possível aferir conclusões relativamente à sua funcionalidade. De qualquer forma, a estrutura foi salvaguardada, quer pela sua não afectação, quer pelo seu registo fotográfico e descritivo nas fichas de acompanhamento arqueológico.