Largo da Igreja Matriz do Turcifal

Os trabalhos arqueológicos que decorreram na parte Norte do Largo da Igreja Matriz do Turcifal (Igreja de Sta. Maria Madalena), concelho de Torres Vedras, visaram avaliar os impactes das obras de remodelação do adro da Igreja sobre o património arqueológico, bem como uma escavação integral da área ainda por afectar pelas referidas obras.

Com efeito, a existência de vestígios osteológicos no local, onde as obras já se tinham iniciado, levou o Instituto Português de Arqueologia (IPA) a exigir a realização de sondagens arqueológicas manuais na área a ser afectada, trabalhos adjudicados à ERA-Arqueologia.

Vestígios osteológicos.

Foram assim abertas sete sondagens e uma vala com cerca de 40m. A detecção de importantes vestígios osteológicos e arqueológicos, bem como a alteração do plano de obra, de modo a salvaguardar a integridade do sitio arqueológico, conduziu a alargamentos de algumas das sondagens, bem como de determinados segmentos da vala.

A intervenção revelou que o cemitério que se sabia ter existido no local se encontrava, ainda que de forma parcial, conservado. De facto, apesar das alterações a que o espaço foi sujeito ao longo de séculos, encontraram-se vários enterramentos intactos, fazendo adivinhar a enorme riqueza arqueológica por descobrir no local. Acrescentou-se ainda a descoberta de vestígios de uma ocupação pré-histórica.

Desta forma, foi possível minimizar o impacte dos trabalhos de renovação, salvando-se, pelo registo, a informação essencial e propondo-se medidas que salvaguardassem o que restava da jazida.

Cofinanciado por: