Rua Tomás Ribeiro, 109, Lisboa

Estas acções de acompanhamento arqueológico, levadas a cabo entre Outubro de 2010 e Dezembro de 2011, enquadraram-se no âmbito da minimização de impactes decorrentes da empreitada de reabilitação do edifício n.º 109 da Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa.

As obras em questão, que incluíam escavações para implantação de cave e piscina, implicavam a afectação de uma área em Zona de nível II do PDM da Cidade de Lisboa. Os objectivos consistiram em permitir uma intervenção atempada de salvaguarda de valores patrimoniais não identificados previamente ao início da obra, verificar o cumprimento das medidas de mitigação estabelecidas e documentar/registar as acções desenvolvidas.

A Rua Tomás Ribeiro, antiga Rua do Sacramento, de traçado original anterior à urbanização do final do século XIX, assume uma inequívoca importância – no que concerne à intervenção arqueológica a desenvolver no nº 109 – para o conhecimento histórico desta zona da cidade de Lisboa. No decurso dos trabalhos de acompanhamento não foi detectada qualquer evidência material de carácter arqueológico nem foi afectada qualquer estrutura patrimonial.