Rua da Imprensa Nacional, nº 22, Lisboa

Os trabalhos de registo arqueológico realizados no âmbito do empreendimento de reabilitação do nº 22 da Rua da Imprensa Nacional, em Lisboa, foram adjudicados à ERA pela Construface – Construção civil e obras públicas, Lda. e decorreram nos dias 1 e 2 de Junho de 2011.

Esta intervenção teve como objectivo a detecção de eventuais vestígios arqueológicos afectados pelo desenvolvimento das referidas obras e a proposta de medidas de minimização a aplicar em fases subsequentes. Além disso, através da definição de uma estratégia geral de intervenção, visou-se garantir a execução de todas as obras previstas, compatibilizando a sua evolução com a salvaguarda do património arqueológico.

Por razões alheias à equipa de arqueologia, o trabalho de abertura das sapatas não foi acompanhado, no entanto, procedeu-se ao registo e análise estratigráfica das áreas abertas. Foi possível concluir que, no decorrer da empreitada, não se terá verificado qualquer afectação de cariz patrimonial, assim como não foram observados quaisquer vestígios arqueológicos de carácter material ou estrutural. Neste sentido, não foram propostas medidas de minimização adicionais.