Pedreira do Areeiro da Guia

Estes trabalhos surgiram no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira do Areeiro da Guia, freguesia da Guia, concelho de Pombal, visando proceder a uma avaliação do impacte provocado pela mesma no que se refere a património construído e arqueológico. Devidamente autorizados pelo Instituto Português de Arqueologia, foram realizados pela ERA-Arqueologia para a MGCB Consultores em Engenharia, Lda.

O concelho de Pombal conheceu uma ocupação que remonta à Pré-História, no qual se identificou um elevado número de sítios arqueológicos, encontrando-se o património arqueológico e arquitectónico disperso um pouco por todo o concelho. Contudo, a ausência de investigação na área em questão reflectiu-se na escassez de informação.

Assim, realizou-se um levantamento prévio bibliográfico/documental, para se proceder a uma posterior confirmação/relocalização dos elementos de interesse histórico, arqueológico, etnográfico e patrimonial identificados. Não foram encontradas quaisquer referências para a área em causa. Efectuada no dia 13 de Agosto de 2003, a prospecção sistemática da área confirmou este panorama, não se tendo detectado evidências.

Como medidas de minimização, sugeriram-se acompanhamento arqueológico e acções de formação junto dos técnicos, encarregado e director da Pedreira.

Cofinanciado por: