Zona Histórica de Montemor-o-Novo

A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico num edifício a construir na esquina entre a Rua Jaime Lopes Brejo e a Rua 5 de Outubro, na zona histórica de Montemor-o-Novo. Estes trabalhos decorreram entre os dias 6 de Outubro a 15 de Outubro de 2003, altura em que foram abertas fundações para uma cave e para os alicerces.

A metodologia adoptada consistiu, com efeito, no acompanhamento dos trabalhos de abertura da fundação, que implicaram uma constante movimentação e remoção de terras. Perante tal realidade, procedeu-se ao registo sumário das realidades identificadas. O registo caracterizou-se por uma breve descrição do contexto nas respectivas fichas diárias de acompanhamento, bem como o seu registo fotográfico.

Durante a abertura das respectivas fundações, não se verificaram quaisquer estruturas com valor patrimonial de grande relevância. Apenas foi detectado um alicerce do edifício pré-existente, datado de 1875. As restantes realidades, apenas observáveis em corte, foram descritas e optou-se pelo registo fotográfico e elaboração de esboços inerentes à sua localização.