Rua da Misericórdia, nº 94-104 (sondagens)

Realizada entre 23 de Fevereiro e 3 de Março de 2005, a intervenção arqueológica no edifício sito na Rua da Misericórdia, nº 94-104, na freguesia do Sacramento, em Lisboa, enquadrou-se no plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico no âmbito do empreendimento a realizar no local. Este edifício encontra-se localizado na zona de protecção do Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, assim como na zona de protecção do Castelo de São Jorge e ruínas das Cercas Fernandinas.

Os objectivos do trabalho visaram a obtenção de informação suficiente para decidir acerca das medidas de minimização a aplicar face ao impacte previsto para este prédio. Foram realizadas duas sondagens arqueológicas de 2x2 metros e 2.5x4 metros que resultaram na identificação de realidades arqueológicas correspondentes quer à construção do edifício actual, quer a momentos cronológicos anteriores.

Topo.

Pelos vestígios arqueológicos identificados e pela informação recolhida nas fontes históricas, as fases construtivas anteriores à construção do imóvel poderiam respeitar a estruturas relacionadas com o Convento da Trindade, que se encontrava edificado nas proximidades. O terreno onde hoje se encontra o edifício em questão poderia corresponder a uma área de quintal, onde mais tarde viria aí ser construído um prédio pertencente ao Hospital de S. José.

Com base no que foi identificado, e acordado entre as partes envolvidas, considerou-se que o acompanhamento arqueológico a realizar aquando das movimentações de terra seria suficiente para minimizar eventuais impactes no âmbito da empreitada.