Rua da Misericórdia e Bairro Alto (Novis)

Entre 1 e 30 de Setembro de 2005, a ERA-Arqueologia concretizou o acompanhamento arqueológico na obra para implantação subterrânea de cabos de fibra óptica da Novis, a cargo da Visabeira, Lda. Os trabalhos efectuaram-se entre o Largo do Chiado e a Travessa da Queimada, passando pela Rua da Misericórdia, Travessa da Espera e Rua do Norte, em Lisboa.

A metodologia adoptada implicou o acompanhamento de todos os trabalhos de remoção de terras, tendo-se procedido ao registo sumário das realidades identificadas. O registo consistiu numa breve descrição do contexto em fichas de acompanhamento, por valas, assim como na sua anotação fotográfica.

Na Rua da Misericórdia (vala 1) foi identificado um ossário, junto ao nº2 na Igreja do Loreto, que após comunicação ao IPA, registo gráfico e fotográfico, foi levantado pela antropóloga Vanda Benisse. Continuando para Sul, na direcção da entrada da igreja, foi ainda identificado espólio osteológico humano em contextos já remexidos para colocação de infraestruturas recentes de subsolo. Estas realidades permitiram identificar nessa zona o cemitério da igreja referida.

Nas restantes valas e travessias não foram identificadas realidades arqueológicas preservadas, nem se verificou qualquer afectação de património arqueológico.