Rua da Misericórdia, nº 94-104 (acompanhamento)

O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção/remodelação do edifício sito na Rua da Misericórdia, nº 94-104, freguesia do Sacramento – Bairro Alto, Lisboa, surgiu no seguimento dos resultados das duas sondagens arqueológicas efectuadas neste imóvel. Levou-se a cabo em duas fases, a primeira entre 29 de Março e 6 de Junho de 2005, e a segunda entre 17 e 31 de Outubro de 2005.

Com efeito, partindo das realidades detectadas, ficou decidido que o acompanhamento aquando das movimentações de terra seria a medida a adoptar para minimizar impactes no âmbito da empreitada. Note-se que este prédio se localiza na zona de protecção do Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, assim como na zona de protecção do Castelo de São Jorge e ruínas das Cercas Fernandinas.

No decorrer destes trabalhos, foram identificadas estruturas e contextos arqueológicos correspondentes quer à construção do edifício actual, quer relativos a momentos cronológicos anteriores. Pelos vestígios arqueológicos identificados e pela informação histórica recolhida, as fases construtivas anteriores à construção do imóvel poderiam corresponder a estruturas relacionadas com o Convento da Trindade, que se encontrava edificado nas proximidades.

Assim, o acompanhamento arqueológico assegurou, previamente à afectação, o registo das realidades postas a descoberto, a sua descrição e relação com os contextos arqueológicos associados. Procedeu-se ao registo gráfico (com futura geo-referenciação à rede nacional) e fotográfico das estruturas com valor arqueológico, procedendo-se à descrição das características construtivas das realidades numa ficha descritiva adequada. As estruturas foram desmontadas, de forma controlada, com acompanhamento por parte do arqueólogo, após aprovação pelo Instituto Português de Arqueologia.