Rua Garrett, nº 4-40, Lisboa

A ERA-Arqueologia levou a cabo, em 2006, acções de acompanhamento arqueológico com vista à minimização do impacte da obra de implantação de infraestruturas de telecomunicações entre os números 4 e 40 da Rua Garrett, em Lisboa. Estes trabalhos ocorreram na zona de intervenção de Nível 1 do PDM da cidade de Lisboa, implicando exclusivamente acompanhamento arqueológico permanente.

Pretendeu-se que a zona de intervenção fosse acompanhada nos trabalhos de remoção de terras para que todas as realidades existentes fossem registadas. No entanto, constatou-se que o espaço de incidência da vala já tinha sido completamente revolvido no âmbito de anteriores trabalhos, nomeadamente nas obras de remodelação do Chiado.

Não foram recolhidos materiais arqueológicos porque os existentes contemplaram realidades contemporâneas, como telhas e tijolos do século XX e XXI, aqui colocadas na intervenção anterior, encontrando-se misturadas com a respectiva terra de enchimento. Para além disso, apesar de ser uma artéria próxima da Calçada do Sacramento, não se evidenciaram vestígios de cariz arqueológico.

Assim, foram cabalmente cumpridos os objectivos preconizados, conciliando-se a prossecução da obra com o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção e minimização de impacte sobre o património arqueológico previstas na lei para o centro histórico de Lisboa.