Antiga Casa da Câmara de Alverca

Esta intervenção surgiu na sequência de uma solicitação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito de um projecto de reabilitação do edifício da Antiga Casa da Câmara de Alverca, situada na Praça João Mantas. Os trabalhos de campo decorreram entre os dias 26 e 27 de Abril de 2006.

As acções arqueológicas programadas visaram a identificação e levantamento das realidades estratigráficas visíveis (paredes e abóbodas) e não rebocadas do imóvel. Com efeito, tiveram como objectivo a análise e interpretação arqueo-estratigráfica dessas mesmas realidades, procurando identificar diferentes fases construtivas testemunho das diferentes utilizações do edifício.

Uma percentagem elevada das paredes encontrava-se já rebocada de novo ou, como no caso da sala 1, piso 0, não tinha sido picada. Assim, no piso 0, procedeu-se ao levantamento das abóbodas ainda visíveis (todas à excepção do átrio e sala 1) e das paredes onde se podia observar os paramentos e registar a técnica de construção, ou onde, mesmo estando rebocadas de novo, eram visíveis elementos arquitectónicos relevantes para a história do edifício.

No piso 1 apenas se procedeu ao registo de um troço de parede, construída com a técnica da gaiola de madeira, que se manteve visível por o museu ter como objectivo preserva-la deste modo. No piso 2 foi registado somente um pequeno troço da parede Sul do edifício, onde se podia observar o miolo da mesma.