Cruzeiro de pedra “Alminha”, Convento dos Inglesinhos, Lisboa

No dia 23 de Novembro de 2006, a ERA-Arqueologia concretizou os trabalhos de transladação do cruzeiro de pedra em baixo relevo “Alminha”, que apareceu no decorrer do acompanhamento arqueológico na zona do pátio/jardim do Convento dos Inglesinhos, situado na freguesia de Santa Catarina, em Lisboa.

Estes labores foram feitos na sequência dos relatórios preliminares e pareceres realizados pela ERA e no decurso de aprovação destes por parte das entidades oficiais. A acção levada a cabo teve como objectivos a preservação da peça e a libertação da área que, no âmbito do projecto em curso, seria alvo de escavações até à cota da Rua Nova do Loureiro.

Trabalhos de remoção.

Com esta intervenção salvaguardou-se o elemento patrimonial, prevendo-se agora a sua integração no novo espaço. O aspecto formal da construção, que desapareceu com estes trabalhos, poderia vir a ser “facilmente” reconstruído a partir dos levantamentos realizados. A nova estrutura a construir deveria ter um acabamento afagado realizado com uma argamassa à base de cal hidratada, conforme se identificou nos trabalhos de desmontagem da peça.