Rua do Infante D. Henrique, nº 87 a 93, Porto

Nos dias 6 de Janeiro e 20 de Fevereiro de 2007, realizou-se o acompanhamento arqueológico da obra de reabilitação do prédio nº 87 a 93 da Rua do Infante D. Henrique, no Porto. Este edifício localiza-se na “Ribeira do Porto”, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Os trabalhos tiveram um impacto significativo sobre elementos arquitectónicos do edifício. Com efeito, detectaram-se umas estruturas que se podem considerar de um momento muito próximo da sua construção e outras que correspondem a remodelações posteriores. Embora, com os dados disponíveis, não tenha sido possível inferir funcionalidades a respeito de algumas delas, as suas relações cronológicas foram definidas.

Todas as estruturas referidas correspondem, pois, a realidades constituídas durante o final do séc. XIX, aquando da construção do edifício, ou de remodelações posteriores já no séc. XX.

A ausência de qualquer elemento ou estrato arqueológico anterior ao período contemporâneo, numa zona tão densa e continuamente ocupada desde o período romano, prova inequivocamente que as potenciais estruturas anteriores existentes foram destruídas aquando da construção do edificado. No entanto, algumas pedras sigladas nas paredes do edifício comprovam que poderiam ter sido utilizados alguns elementos de anteriores estruturas no local ou nas suas imediações.