Fábrica de cal Calcidrata, Alcanene

A ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a fábrica de cal Calcidrata, em Alcanede, concelho de Santarém. Este EIA (em fase de Projecto de Execução) decorreu no cumprimento da legislação em vigor, na sequência de um projecto da Calcidrata que visava expandir a sua produção através da construção do Forno nº 3.

Os trabalhos consistiram numa recolha bibliográfica respeitante à área em estudo e na prospecção da área abrangida pelo empreitada, tendo como objectivo a identificação de património arqueológico e arquitectónico. A sua identificação teve em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização dos mesmos.

Após a pesquisa bibliográfica e as acções de prospecção não foram identificadas evidências arqueológicas ou arquitectónicas que pudessem ser afectadas pela realização do empreendimento. Assim, e devido ao facto de as obras projectadas estarem já construídas no espaço onde estava implantada a fábrica, consideraram-se nulos os impactes decorrentes da implantação do projecto.

Ao nível de proposta de medidas de minimização de impactes, estas só se justificavam no caso de se verificar a necessidade de proceder a movimentação de terras, propondo-se assim o acompanhamento arqueológico destes eventuais trabalhos.  

Cofinanciado por: