Rua Nova da Trindade, nº 8 C a 9 B, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos consistiram no acompanhamento da abertura de uma vala na Rua Nova da Trindade, n.ºs 8 C a 9 B, no Chiado (Lisboa), conducente à colocação de infra-estruturas de telecomunicações. Enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais susceptíveis de afectação por parte da obra.

Pese embora o facto de se tratar de uma zona de nível 1 do PDM e do trajecto da vala não incidir sobre o de infra-estruturas contemporâneas, propôs-se a realização de acompanhamento arqueológico, na medida em que a Rua Nova da Trindade havia sido bastas vezes intervencionada em anos recentes e o traçado da vala objecto de acompanhamento estava projectado para a área contígua à vala da COLT, aberta pouco tempo antes.

A intervenção resultou na identificação de duas estruturas arqueológicas e de depósitos preservados, circunstância que determinou a alteração do plano de trabalhos inicialmente previsto pela obra, que se traduziu no desvio do trajecto da vala inicial e no condicionamento da cota máxima de remoção de terras. Provieram de um desses depósitos dois fragmentos de faiança datáveis do século XVII ou XVIII.

No decurso dos trabalhos, foi assegurada a conservação integral das realidades mencionadas e o seu registo exaustivo. Os materiais arqueológicos recolhidos seriam depositados no IPA, após terem sido devidamente tratados, acondicionados e inventariados.  

 

 

Cofinanciado por: