Rua dos Jerónimos, freguesia de Santa Maria de Belém, Lisboa

No âmbito das obras de melhoria da rede de saneamento e de telecomunicações da cidade de Lisboa, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram numa única frente de obra da Rua dos Jerónimos, na freguesia de Santa Maria de Belém, entre os dias 14 e 25 de Maio de 2007.

O acompanhamento foi permanente durante todo o tempo em que decorreram os trabalhos. Todas as sondagens de obra e valas abertas na Rua dos Jerónimos foram observadas, fotografadas e devidamente registadas.

A história do sítio de Belém revela-nos uma zona que evoluiu de um porto de mar para um importante bairro de propriedades nobres. A sua notoriedade aumentou com a edificação do Mosteiro dos Jerónimos, monumento que transformou para sempre a paisagem do local.

No entanto, apesar do seu passado rico, os materiais de interesse arqueológico foram nulos, facto que pode ser também comprovado através da observação do registo estratigráfico, que nos colocou perante camadas recentes e de revolvimento. Esta realidade afectada proveio das várias instalações de infra-estruturas que se foram implantando no subsolo (água, gás, telecomunicações, electricidade e saneamento básico).